• Redação JM

02 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

“Quando você se envolve as peças se encaixam!”

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, visando incentivar ações de informação sobre o TEA - Transtorno do Espectro do Autismo com o propósito de melhorar o bem-estar e a inclusão.

Fazendo parte deste importante movimento, na segunda-feira (04), foi realizada tarde de palestras com alunos e professores do Colégio Estadual Blau Nunes de Santa Bárbara do Sul, ministradas pela Terapeuta Ocupacional da Apae e da Secretaria Municipal da Saúde, Andressa Rosa, professora e vice-diretora, Raquel Picasso, que também é mãe de aluno com autismo. Momento especial de troca, conhecimento, informações e experiências sobre o TEA.

O “TEA” é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação, transtornos do processamento sensorial, comportamentos repetitivos e restritos que afetam a interação social e a aprendizagem. Entretanto, avaliações com profissionais especializados, intervenção precoce e terapias adequadas podem auxiliar no tratamento das dificuldades, facilitando o dia a dia das pessoas com TEA, proporcionando melhor qualidade de vida.

A COMPREENSÃO e o RESPEITO são as peças-chaves para a verdadeira INCLUSÃO.

Gratidão direção, professores e alunos pela recepção, apoio à inclusão e respeito às diferenças.

Fonte e foto: Raquel Picasso