top of page
Foto do escritorRedação JM

A importância do consumo de ovos!

A produção de alimentos saudáveis e sustentáveis nos aspectos ambientais, sociais e econômicos é um dos grandes desafios do momento, ao mesmo tempo em que há enorme geração de conhecimento científico e a velocidade do fluxo dessas informações é extensa.

A produção de ovos também sofre mudanças constantes. Hoje, a busca por alimentos nutricionais e o aumento do consumo, têm levado a mudanças nos sistemas de criação das galinhas, na produção e embalagens dos ovos.

“A manutenção da condição natural de limpeza dos ovos desde o momento da postura até a comercialização é um desafio para produtores, uma indicação simples e robusta de qualidade. Fezes, penas, terra e outras sujeiras aderidas à casca do ovo indicam descuido ou alguma falha no sistema de produção. Essas sujidades podem-se transformar em uma preocupante fonte de microrganismos que contaminam o interior do ovo e o ambiente externo. A produção de ovos seguros envolve uma série de medidas preventivas que se iniciam na criação das aves, mantendo-as saudáveis, bem nutridas e em ambiente adequado ao bem-estar animal.”

(Fonte: Embrapa)

 Melhorar os sistemas de produção nas propriedades é um desafio, para quem vende ovos, de forma regularizada ou informal, o fato é que existe a necessidade de cuidados para que o alimento que chega à mesa do consumidor seja limpo, de qualidade, seguro e que a partir disso possa se transformar em fonte de renda sustentável às famílias que produzem para venda direta ao consumidor. O processo de produção é muito importante, pois a fidelização de uma clientela passa pela apresentação e condição do produto ofertado.

As instalações devem ser limpas, com boa qualidade de alimentos e disposição de água. Outro fator para quem tem galinhas caipiras é o cuidado de manter limpas as instalações, evitando que os ovos após a postura tenham contato com outros elementos como excrementos de ratos, que podem vir a transmitir outras doenças para as poedeiras, inclusive. Manter limpo e organizado o entorno dos galpões, evita atrair pestes e predadores, garantindo a segurança das aves que circulam em áreas externas.

A contaminação microbiana das cascas dos ovos de consumo, a sua posterior penetração e multiplicação por microrganismos pode ser minimizada através da coleta nos galpões várias vezes ao dia (reduzindo dessa forma o tempo de exposição ambiental, penetração e multiplicação).

Considerando a possível presença de Salmonella na gema do ovo desde o interior da ave, a recomendação geral é de que esse produto deve ser transportado, conservado, comercializado e mantido nas residências sob temperatura de refrigeração, para evitar a multiplicação dessa bactéria. Quando não se conhece a procedência e a maneira de conservação do ovo, deve-se evitar o seu consumo cru - como em maioneses caseiras - ou malpassado - com a gema mais mole.

Cercado de mitos, o ovo que já foi vilão da alimentação, hoje é considerado um excelente alimento, pois ajuda na promoção da saúde, tendo alto valor nutricional, rico em aminoácidos e proteína. Possui várias vitaminas essenciais para a saúde como as dos complexos B, A e D encontradas somente na gema. Oferece uma proteína de alto valor nutritivo e de baixa caloria - 1 ovo contém cerca de 6g de proteína, tem todos os 9 aminoácidos essenciais e apenas 70 calorias (1 ovo cozido). É excelente para quem pratica exercícios. Possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides, vitamina A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio. Estes componentes ajudam a proteger as células da ação danosa dos radicais livres, o que auxilia a retardar o envelhecimento celular precoce. Somente o leite materno supera as qualidades do ovo.

É mito que ovo faz mal à saúde! O ovo é muito importante para a saúde humana!

Texto por Tania Rodrigues da Emater de Santa Bárbara do Sul


 




Comments


bottom of page