top of page
  • Foto do escritorRedação JM

A importância do vereador nas comunidades carentes!

A importância do vereador nas periferias, e a pandemia do Coronavírus que ainda não passou. Mas começa a dividir a atenção com outro assunto que todos os brasileiros precisam estar atentos, a eleição municipal. Inclusive para discutir as políticas de saúde, os eleitores de todos os municípios do país terão que eleger este ano, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Falar de eleição em temporada de quarentena, qual a função de um vereador e porque este representante pode ser importante para as periferias. Desta maneira, o que nos resta é saber escolher certo e não cair em furadas antigas. O primeiro ponto é que tem candidato a vereador que promete de tudo, campo de futebol, escola e até vaga em creche. Mas na realidade não se compromete em cumprir sua função. Se um vereador te prometer vaga em hospital, creche ou qualquer outro favor para ganhar voto, saiba que ele está errado. Se na campanha disser que fez obra, construiu praça ou viaduto, também fique com o pé atrás, porque nada disso é função dele.

O vereador tem como papel criar leis e fiscalizar o Poder Executivo, ou seja, as ações do prefeito. Também é dever do vereador ou vereadora ficar de olho, por exemplo, nas obras que estão em andamento e, caso haja algo errado, questionar a prefeitura sobre o que está acontecendo. Então lembrar que tem uma obra parada há anos no seu bairro, será que seu candidato da última eleição fiscalizou direitinho. Será que ele conhece mesmo a região e seus problemas. Os vereadores são responsáveis por indicar onde o dinheiro dos impostos deverão ser usados. Outra função importante que pode impactar diretamente nos bairros, o vereador pode encaminhar emenda para alguma ação específica. As emendas são pedidos de envio de dinheiro para resolver determinado problema, como asfaltar uma rua ou na compra de ambulância que está faltando no hospital. Embora seja a prefeitura quem executa, o vereador pode fazer o pedido. É bom estar em alerta para o problema que de vez em quando ainda rola, mau uso do dinheiro, já que tem muito vereador por aí que ainda aproveita para fazer assistencialismo com a verba pública.

Viver em meio à pandemia do Coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem mora nas vilas ou periferias, neste momento da pandemia.

Não se deixe enganar por nenhum candidato, em época de eleição, a arma mais importante do eleitor é o voto. Aquele político que lembra de você a cada quatro anos, será que ainda merece confiança ou seu voto. Se algum candidato lhe oferecer qualquer agrado ou dinheiro, você pode aceitar se quiser sem comprometer o voto. Se vender ou negociar o voto, tanto você eleitor quanto o candidato estarão cometendo crime. O candidato é desonesto e poderá ser cassado se for eleito e você eleitor, além de se vender está dando mau exemplo para a tua família. Toda a pessoa pública é paga para fazer o bem com o dinheiro do povo, ou seja, você eleitor é patrão dele.

Então pense nisto antes de fazer tudo errado. Seu voto é sagrado e só você decide quem merece.



bottom of page