• Redação JM

Abertura da Semana Farroupilha em Saldanha Marinho

No domingo (12), a Centelha do Fogo Simbólico da Pátria que estava sob a guarda da Brigada Militar desde terça-feira (07), foi conduzida pelo patrão do Piquete de Laçadores Trança Crioula Leandro Roessler, juntamente com autoridades municipais e Brigada Militar até o CTG Porteira Velha de Saldanha Marinho.

A solenidade de abertura da 39ª Semana Farroupilha aconteceu às 17h, no CTG Porteira Velha, com a participação de autoridades, entre elas, o prefeito João Élcio da Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Vereadores Renato Carlos Pinto, policial militar Tiago Budke, peões, prendas, vereadores e servidores municipais, assim como comunidade em geral, que contou com homenagem ao tema deste ano: “Caminhos de Anita”.

Fizeram uso da palavra, o prefeito João Élcio da Fonseca e presidente do Legislativo Renato Carlos Pinto, onde saudaram a todos e destacaram a importância da Semana Farroupilha para os gaúchos, mas neste ano devido à pandemia, pediram restrição e cautela durante as festividades, para que a comunidade siga os protocolos.

A patroa Mara Vidal foi escolhida “Anita” pelo CTG Porteira Velha para representar todas as “Anitas” da 7ª Região Tradicionalista, dentre as entidades.

“Dessa maneira, entre tantas Anitas saldanha-marinhenses homenageio minha mãe, Maria Mafalda Neuwald, que somos todas ‘Anitas’, de alguma forma ou outra, continuamos a luta todos os dias, não usando armas de fogo, mas sim, diálogo, amor, carinho e esperança para conduzir nossas famílias, nossos trabalhos, nossos amigos, para que as gerações futuras tenham coragem, força e fibra. Que daqui a 200 anos, possamos ter uma nova Anita na liderança”, ressaltou a patroa.

Também foram entoados os hinos Nacional e Rio- Grandense.

Para finalizar, o padre João abençoou os eventos da Semana Farroupilha, desejando que transcorram normalmente, seguindo os protocolos da Covid-19.

Fonte e fotos: CTG Porteira Velha