top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Apae de Santa Bárbara do Sul comemorou 32 anos

Na quarta (19), a Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Bárbara do Sul comemorou 32 anos no município. A reportagem JM esteve na entidade e conversou com a diretora Elisiane Denise Wommer, que está à frente do cargo há 9 anos.

Durante a manhã, foi realizada festa para os usuários da Apae, como sempre super animada, do jeito que só eles sabem fazer.

A reportagem questionou a diretora, a qual trabalha na instituição há 12 anos, como está hoje a Apae. Segundo ela, pode-se dizer que está em situação confortável. Há alguns anos havia certa dificuldade, mas hoje com a ajuda de projetos, recursos estaduais e a comunidade colaborando, a posição da entidade é melhor.

A Apae, além de atender alunos, também conta com a Clínica Interdisciplinar de Reabilitação Intelectual, que atende pacientes com necessidades especiais de Santa Bárbara do Sul, Saldanha Marinho e região. Os atendimentos são realizados através do SUS, mas a verba que vem nem sempre supre a folha de pagamento dos funcionários, precisando ser complementada com ações desenvolvidas para angariar fundos, os quais também são utilizados para demais despesas, tais como reformar, compra de equipamentos, etc.

A entidade conta com 13 profissionais (professores, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, etc.), para atender a escola e clínica.

Além da verba que vem para pagamento de professores, do SUS para profissionais da saúde, outros auxílios são recebidos, tais como: Nota Fiscal Gaúcha, parte da arrecadação de valores de penas através do Fórum, Trilegal, etc. Algumas dessas verbas para serem recebidas, precisam de projetos, os quais após apresentados, se forem aprovados recebem o dinheiro.

Elisiane disse que está feliz em poder trabalhar na Apae, pois junto com os demais profissionais formam uma família, que sentem muito amor pelo que fazem, dando de si em prol dos usuários.

Ainda existe grande demanda na questão de reparos na Apae, algumas necessidades que precisam ser supridas, como é o caso da troca de veículos, por isso que a ajuda da comunidade nas ações tradicionais da entidade (bingos, jantares, etc.) é importante.

A reportagem JM agradeceu a diretora pela acolhida e disponibilidade em conceder a entrevista, colocou-se à disposição para auxiliar no que for possível. Desejou parabéns à entidade e que esta possa continuar contribuindo com seu valoroso trabalho.



bottom of page