• Redação JM

APAE de Santa Bárbara trabalha com Avaliação e Intervenção Psicopedagógica!

Quando falamos de materiais sensoriais, referimo-nos a todos aqueles manipuláveis que estimulam as capacidades/habilidades das crianças mediante a vista, tato, olfato, ouvido e gosto.

As atividades sensoriais aplicadas à leitura e escrita têm como objetivo desenvolver a grafomotricidade. Essa é a habilidade manual que implica, de um lado, mobilidade, destreza e força na mão, dedos e pulso, e de outro, coordenação olho-mão para poder empreender o processo de escrita. Antes de começar com a escrita no papel, o método Montessori se preocupa da preparação da mão. Primeiro com as atividades de vida prática (na clínica trabalhadas pelas terapeutas ocupacionais) e, posteriormente, com os materiais sensoriais de aprendizagem.

A atividade desenvolvida nesse atendimento, com o uso da caixa de farinha é muito efetiva e divertida. Consiste em realizar traços com o dedo na farinha contida em uma caixa ou recipiente. A caixa de farinha ou areia tem como objetivo introduzir a criança na pré- escrita de uma forma sensorial, através da coordenação olho-mão, mediante a representação criativa de figuras, letras e números. Dessa forma, a aprendizagem se realiza pouco a pouco e progressivamente, a partir de um jogo.

Essa é uma interessante e efetiva forma de brincar, aprender e ganhar segurança na escrita. O tato com a farinha ou areia favorece a expressão sensorial das crianças, já que podem apreciar sua temperatura, odor, textura, etc.

Ao trabalhar a escrita de uma forma mais sensorial, sem a dificuldade acrescentada do traço, o cérebro infantil interioriza melhor o aprendizado. Além de seus benefícios para a preparação à escrita, a caixa de areia fomenta aspectos como concentração, pois manipular a terra, desenhar nela é um exercício de que as crianças gostam e as motivam. Por isso, estão entretidas longos períodos de tempo.

A relaxação, atividades sensoriais, sobretudo as relacionadas com o tato, causam prazer e relax, servem para liberar tensões e são ideais para praticar o jogo tranquilo em casa.

(Fonte: Site Atividades Montessorianas)