top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Arquivos 2018 foram entregues em comemoração aos 39 anos do Minuano

Aconteceu na manhã de sexta- feira (19), entrega do arquivo do Jornal Minuano de 2018 ao Museu e Biblioteca Municipal de Santa Bárbara do Sul.

A entrega foi realizada pelo colunista Armando Marafon à Linara Cristina dos Santos e Janete Pazinato de Sá, representando a secretária de Educação Carlen Fortes.

JM: O que representa este arquivo para o Museu/Biblioteca?

Linara: Para nós é de extrema valia, pois temos os arquivos de outros anos e a procura por eles para pesquisa é grande. Os alunos vêm acompanhados dos pais, professores e descobrem muitas coisas neles. É um importante acervo, pois pesquisa em jornal é do cotidiano, você tem uma periodicidade. Ao passar dos anos, tornam-se mais relevantes, pois desde a fundação até os dias de hoje, o jornal conta fatos políticos, culturais, cotidiano e etc... Para a Biblioteca é a principal fonte de pesquisa. Para o Museu, o principal acervo documental que possui.

Janete: Em nome da Administração Municipal agradecemos, pois é muito importante. Quando precisamos saber datas corretas de algo, pesquisamos no jornal. É importante tanto para a história de Santa Bárbara do Sul quanto para os alunos que seguidamente precisam dos arquivos para fazer seus trabalhos. Só temos a agradecer!

Armando: Anteriormente, havia alguma coisa semanal que ‘Seu Lauro’ colocava no jornal de Cruz Alta. Após a fundação do Jornal Minuano, passouse a ter o cotidiano, pois toda semana é divulgado o que se passou na Prefeitura, Câmara de Vereadores e na cidade. Eu ‘entrei’ no jornal por acaso, através do professor Jandir. Ele disse: “Olha quando sai um médico e volta ou advogado, sempre contam um pouco como foi a experiência”. Eu participei de Jornada de Literatura e quando voltei ele me pediu para contar um pouco sobre, nem sabia que seria publicado, quando vi estava no jornal. Desde então, tenho meu espaço semanal. Esta coluna enriquece o jornal e também me enriquece participar, pois ocupo minha cabeça contando histórias. Agradeço a honra de representar o jornal nesta entrega do arquivo.

O JM agradece a receptividade de Linara no Museu/Biblioteca, Janete por representar a administração, receber o arquivo e ao professor Armando, parceiro de longa data.

“Deixamos registrado também nossa preocupação quanto ao nosso querido JM, que domingo (28), comemora 39 anos de caminhada. Hoje, sabemos o quão espaço tem tomado a internet de tudo aquilo que é impresso, tanto revistas, livros, como jornais. Mas aos jovens dizemos, este semanário tem o compromisso de registrar os fatos de Santa Bárbara do Sul e Saldanha Marinho, pois as futuras gerações precisam conhecer as histórias destes dois municípios. Na internet hoje está, amanhã só o tempo dirá. Já nas páginas deste modesto semanário, as escritas durarão para sempre, se for cuidado por aqueles que o manuseiam.”


O Jornal Minuano entregou arquivo encadernado com as edições do ano de 2018 para a BibIioteca Municipal de Saldanha Marinho.

A solenidade aconteceu na sexta-feira (19), na sala de recepção do prefeito pela chefe de Gabinete Ângela Fachinello, juntamente com a secretária da Educação Silvani Jörgensen, coordenadora Pedagógica Regiane Roesler e convidado especial para fazer a entrega, José Borges da Foto Studio Borges, representando o Jornal Minuano.

O arquivo contém 49 edições do JM referentes ao ano de 2018. É um compromisso da direção da Gráfica e Editora Minuano Ltda/Jornal Minuano com os municípios de atuação, Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul, enquanto o meio de comunicação existir. Obs.: É possível que o Jornal Minuano, seja o único meio de comunicação impresso no país, que contribui com 100% de seus serviços aos municípios de atuação, tais como, editoração, impressão, encadernação e doação de arquivo com todas as edições publicadas durante o ano.

A secretária Silvani destacou a importância do arquivo, porque traz todos os acontecimentos do ano de 2018. Quando alguém precisar de alguma informação, certamente estará registrada nas páginas do arquivo do JM que ficará guardado na Biblioteca Municipal. Agradeceu a direção da Grafmil/JM e convidou a comunidade saldanha-marinhense para que continue assinando, porque é importante e registra a história desde o nascimento do município.

Ângela Fachinello destacou também que a história do município é retratada pelas páginas do Jornal Minuano nas edições durante todos estes anos, onde as notícias são mostradas para as comunidades saldanha-marinhense, santa-barbarense e região. “Quando ganhamos este arquivo, estamos recebendo a história de dois municípios, isto é uma honra para nós, comunidade e Administração Municipal”. Agradeceu a direção da Grafmil/JM, equipe de colaboradores pelo excelente trabalho em favor da história do município. Espera que as pessoas continuem assinando o JM para ganhar mais arquivos.

José Borges sentiu-se honrado ao ser convidado a fazer a entrega do arquivo JM 2018 para a Secretaria de Educação de Saldanha Marinho. “Assinar o JM é garantir a história para as gerações futuras”. Borges é um dos fotógrafos mais atuante na comunidade. Seus registros fotográficos são considerados parte da história do município. É uma satisfação para a direção Grafmil/JM, tê-lo como parceiro durante estes anos.

A direção Grafmil/JM espera que a comunidade saldanha-marinhense continue assinando o JM para que possa entregar mais arquivos e garantir a história do município.




bottom of page