top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Bergamota é saúde!

Estamos na época do ano em que as frutas cítricas vêm com tudo. Hoje, vamos de bergamota? As regiões sudeste e sul do Brasil são atualmente as maiores produtoras da bergamota, porém, esta fruta é consumida em todo o país. Ela é uma das frutas cítricas com maior adaptação climática, o que facilita sua plantação. A bergamota é uma grande companheira do frio e pode ser utilizada de diversas formas na culinária, em chás, bolos, geleias, acompanhar o lanche da academia, da escola ou sucos.

Na criação de coquetéis, a bergamota confere sabor cítrico suave, trazendo muita versatilidade para seu drink.

Importante fonte de vitaminas C, ajuda na imunidade, sendo ótima contra resfriados e até anemia, prevenindo o envelhecimento das células. A bergamota é benéfica para pele, auxiliando na manutenção da saúde deste órgão e atuando como tonificante, com ação rejuvenescedora, tem resultados positivos para os olhos, cabelo e pele. A bergamota também possui vitamina B, essencial para manutenção de um sistema nervoso saudável e bom funcionamento das enzimas do nosso corpo.

Por ter muitas fibras, a bergamota, em combinação com bom consumo de água, pode ser grande reguladora do intestino. As fibras ajudam no trânsito intestinal e também podem auxiliar no controle do apetite.

Outro nutriente presente na bergamota é a vitamina A encontrada na coloração amarela. Vitamina importante para a manutenção da saúde dos olhos e crescimento dos tecidos de órgãos - ela é responsável por manter boa visão e hidratação da superfície ocular.

Para não deixar que esta fruta seja desperdiçada, aproveitando sua safra vamos de receita?

Segue receita de geleia realizada com esta fruta saborosa e nutricional que só nos faz bem!

GELEIA DE BERGAMOTA

03 copos de suco de bergamota;

01 copo de pectina;

02 copos de açúcar.

Misturar o suco e a pectina. Levar ao fogo até ferver, retirando sempre a espuma. Dividir o açúcar em três partes e adicionar a primeira após a fervura, o restante em outras duas vezes (10 em 10 minutos). Tempo de preparo 30 minutos. Guarde em vidro esterilizado e bom apetite.

PARA A PECTINA VOCÊ

VAI UTILIZAR:

01 copo de albedo (pele branca que envolve os gomos da laranja);

03 copos de água;

02 colheres de suco de limão.

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Cozinhar logo após em panela destampada por mais ou menos 20 minutos. Coar.

Quer mais receitas à base de bergamota ou laranja? Procure o escritório da Emater de Santa Bárbara do Sul, que tem muitas receitas maravilhosas esperando por você!


 


Comments


bottom of page