• Redação JM

Campanha de conscientização ao mês do idoso em Saldanha Marinho

O evento foi promovido na segunda-feira, 31 de outubro, pela Secretaria de Assistência Social e Cras de Saldanha Marinho, com o intuito de informar à comunidade sobre os cuidados com a saúde dos idosos, bem como, seus direitos e deveres.

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente no primeiro dia de outubro e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

A mensagem daquele dia foi dar mais carinho, cuidado, respeito e atenção a essas pessoas, muitas vezes esquecidas pela sociedade e pela própria família.

Também, aconteceu palestra sobre os “Benefícios das Plantas Medicinais para a Saúde”, ministrada pela médica Elisandra Pocena, formada em 2009, no Instituto Superior de Ciências Médicas Santiago de Cuba, revalidada pela UFRGS em maio de 2022.

As plantas medicinais ajudam no tratamento de doenças, melhoram a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Para usá-las, é preciso conhecer a planta e saber onde colher e como prepará-la.

“As plantas medicinais foram muito utilizadas por nossos antepassados e têm papel importante na cura de algumas doenças, mas não devemos substituir medicamentos sem a orientação de médico”, pontuou a dra. Elisandra.

O evento reuniu mais de 100 pessoas no CTG Porteira Velha. No final do encontro, foi entregue muda de chá medicinal para os convidados e folders informativos sobre a Campanha do Idoso.

Estiveram presentes, prefeito Adão Julcemar Altmeyer, secretária da Assistência Social Marilú Moraes, secretário de Saúde Orlei Barbieri, secretária de Educação Sirlei Aimi, diretor do Hospital Municipal Moisés Veríssimo, vereadores Laédi Moraes, Renato Carlos Pinto e Dirceu Roque Vieira, equipes do Cras, da Assistência Social e da Unidade Básica de Saúde, Conselho Tutelar e comunidade.

Fonte e fotos: Prefeitura Municipal