Símbolo da coragem, da uniãodos povos e do amor do gaúcho pela sua terra!
Na manhã de domingo (08), o ato marcou o início das atividades da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul, que serão atípicas devido às enchentes recentes que assolaram o Estado.
Após o almoço, com suculento churrasco, iniciou a cerimônia com acendimento da Chama Crioula pelo patrão do CTG Velha Carreta, Edenilson João Staforti e autoridades convidadas no Capão dos Porongos, interior de Santa Bárbara do Sul.
Durante a cerimônia, além dos emocionados discursos do patrão e autoridades convidadas foram entregues mimos. Houve declamação, versos e pajadas em homenagem aos heróis farroupilhas. Também acesa a centelha da Chama Crioula conduzida por Romaldino Carvalho e cavalarianos até o CTG Velha Carreta. Após a centelha foi conduzida até a pira da Praça Coronel Victor Dumoncel Filho de Santa Bárbara do Sul, com excelente participação popular e cavalarianos durante o evento.
As celebrações deste ano têm como destaque o "Centenário de Jayme Caetano Braun".
A revolução não se limitou apenas à luta entre chimangos e maragatos, mas abrangeu uma série de questões complexas. Suas raízes estão ligadas às mudanças ocorridas no pós-Primeira Guerra Mundial, bem como às particularidades políticas, econômicas, sociais e culturais do Brasil e do Rio Grande do Sul.
No momento difícil pelo qual o Rio Grande do Sul está passando, celebrar a luta passada e a cultura gaúcha é inspiração para enfrentar os confrontos dos tempos atuais. As batalhas de hoje são diferentes, mas se recorda a determinação daqueles que vieram antes de nós, para que não nos deixemos abater pelas dificuldades, para que persistamos e, com a imensa solidariedade do povo gaúcho, unamos as mãos e enfrentemos os problemas com dignidade, força, fé e esperança!
Comments