top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Como encontrar equilíbrio entre vida pessoal e profissional!

Equilíbrio é uma palavra cada vez mais ouvida e almejada na sociedade atual. Porém, com o estilo de vida que levamos, parece impossível alcançá-la, ainda mais se pensarmos em coisas tão distintas, como vida pessoal e profissional. Mas alcançar o equilíbrio entre ambas não é impossível, por mais que o debate sobre como fazer isso seja extenso.

Com o passar do tempo, o perfil das gerações muda. Podemos dizer que nossos pais se interessavam mais por jornadas extensas de trabalho, passar longos anos num mesmo ofício e alcançar estabilidade financeira o mais rápido possível. Hoje, as novas gerações ainda almejam esses tipos de coisas, mas já entendem melhor a importância de não negligenciar o outro lado da vida, o pessoal. Equilibrar vida pessoal e profissional tem sido tão importante quanto atingir tais metas. O trabalhador de hoje busca estar satisfeito no mercado de trabalho, e, parte dessa alegria, está baseada em encontrar, também, prazer pessoal. Deste modo, se a vida profissional vai bem, sua vida pessoal também.

O dia de trabalho cheio de tarefas, a correria do cotidiano e outros fatores, podem ocupar tanto a mente das pessoas a ponto delas se esquecerem da vida pessoal, ou não darem a atenção devida. Em alguns casos, o nível de desequilíbrio é tão grande que alguns só se dão conta quando sua saúde ou o relacionamento com família e amigos são afetados.

Como identificar se não há equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Sente que não passa tempo de qualidade com a família? Faz muito tempo que não tem momento para si? Faz viagens longas e frequentes a trabalho? Não vai mais a compromissos sociais e quase não vê seus amigos? Além da jornada semanal, trabalha à noite e/ou nos fins de semana?

Se você respondeu “sim” a pelo menos duas dessas perguntas, talvez seja hora de parar e refletir sobre o que está acontecendo em sua vida. Normalmente, associamos a ideia de levar trabalho para casa com trazer o computador e papéis a serem lidos ou analisados. Pensar constantemente em trabalho e não desligar-se dos problemas, também é levar trabalho para casa. Não significa que se pensar em ideias ou soluções em seu tempo livre, por exemplo, você não possa anotá-las ou gastar tempo refletindo. O problema está quando você não consegue abandonar as questões do escritório mesmo após sair dele, e elas te incomodam tanto a ponto de atrapalhar as atividades que deveriam estar sendo desempenhadas em seu tempo livre. De igual modo, não se pode levar problemas pessoais e familiares para dentro do trabalho. O constante pensamento fundido e a associação entre um e outro atrapalham o desempenho em ambos. Cada coisa tem seu tempo e lugar certo.

Muitos problemas são causados pela má gestão do tempo. Então o grande segredo está aí. Mas, como atingir esse equilíbrio que parece estar tão longe do nosso alcance? Não é impossível. Algumas dicas que podem te ajudar a alcançar o tão sonhado equilíbrio pessoal e profissional.

Você sabe quais são seus objetivos para a carreira e as conquistas pessoais que deseja? Se não, é preciso parar e fazer autoavaliação. Por meio dela, pode-se entender mais sobre você, quais são suas preferências e aquilo que não deseja. Feita a autoavaliação, será possível seguir para o próximo passo: traçar metas. Uma dica importante é fazer essa autoavaliação de tempos em tempos, para saber o que já conquistou, se vale a pena continuar com suas escolhas.

Aproveite o tempo para adiantar suas tarefas, afinal, nunca se sabe quando você vai precisar fazer ligações ou ir à reuniões de emergência. Esses dois últimos são alguns dos principais motivos pelos quais muitos trabalhadores se atrapalham em suas tarefas e acabam precisando ficar até mais tarde no emprego. Organize a sua agenda, estabeleça prazos diários e semanais. Utilize lembretes para isso: podem ser post-its colados no computador, um calendário fácil de ser visto ou até mesmo lembretes virtuais. Desse modo, será possível potencializar sua produtividade e não se perder no meio de suas tarefas.

Muitas vezes pode parecer que é importante organizar sua agenda somente quando se trata de trabalho. Mas não é bem assim. Organizar sua vida pessoal é essencial para cumprir, manter compromissos consigo e com os outros. Quando você marca as reuniões sociais, passeios e afins, fica mais fácil organizar sua mente, se preparar e, assim, cumpri-los. Já percebeu como é difícil comparecer em compromissos marcados ao acaso e de última hora?

Outra dica é aproveitar o final de semana ao máximo. É seu momento livre; então, aproveite! Não é nenhuma futilidade ter tempo livre. Na realidade, é algo saudável e de que todos precisam. É essencial descansar, mas outras atividades também são muito bem-vindas. Assim, quando chegar a segunda-feira, não vai parecer que o fim de semana nem aconteceu, mas as lembranças estarão frescas na mente.

Cuidar da saúde é essencial e nada pode atrapalhar. Uma forma de manter-se bem é fazer check-ups regularmente. Não se esqueça de separar tempo para exercícios físicos. Eles são tão importantes tanto para o corpo quanto para a mente.

O cotidiano e o relacionamento com os outros, principalmente com colegas de trabalho, pode acabar se tornando nocivo se não tomarmos alguns cuidados. Ter a saúde mental equilibrada e inteligência emocional é muito importante para ser bom profissional. Por isso, não podemos deixar que os problemas e conflitos afetem o cotidiano, abalando e entristecendo o psicológico.

Algumas dicas diretas são não tomar a dor do outro para si, filtrar críticas, saber a hora de ouvir, de falar e ser mais compreensivo. Além disso, procure ficar longe de pessoas negativas e pessimistas. Reserve tempo para sua família, amigos, cônjuge e outros relacionamentos afetivos não podem ser descuidados em função do trabalho. Manter os relacionamentos saudáveis é um dos pilares para vida feliz e equilibrada. Aproveite seu tempo livre para estar com os outros. Passeie com a família, marque encontros sociais com os amigos; esteja com quem você ama. Se você não tem muito tempo para se encontrar com amigos, por exemplo, use as horas de atividades físicas para fazer exercício em conjunto.

Sobrecarregar nunca é bom, só complica o próprio crescimento. O excesso de trabalho pode trazer transtornos mentais, como estresse, depressão e síndrome de burnout, por exemplo. Tais problemas podem acabar atrapalhando e até mesmo incapacitando o profissional. Se você está com extrema ansiedade ou dificuldades no sono, por exemplo, pode ser que esteja passando por algum problema. É importante procurar um médico.

Uma mente cansada tem a criatividade limitada e dificuldade de raciocínio. Descansar é tão importante para o desempenho quanto o trabalho propriamente dito. Profissional feliz produz mais e melhor.

O desequilíbrio pode causar problemas físicos, mentais e psicológicos. É essencial que cada um encontre seu ponto de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Uma forma de identificar se você alcançou o equilíbrio, é verificar se há atenção suficiente, além do trabalho, para os outros três pilares importantes da vida: saúde, família e relacionamentos.

Lembre-se: Satisfação no trabalho é satisfação pessoal e vice-versa. O equilíbrio entre ambos é a chave para o sucesso!



 


Comentarios


bottom of page