top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Como está a economia do Brasil atualmente e perspectivas!

Perspectivas depois de dois anos de declínio da atividade econômica por causa da pandemia, 2022 foi o ano em que a economia brasileira e mundial retornaram ao ritmo normal. O agronegócio puxou a recuperação do PIB brasileiro, respondendo por um quarto de todos os bens produzidos no país.

Outro destaque da atual situação econômica do Brasil é o setor de serviços, que também apresentou melhora expressiva, registrando crescimento de 4,2% no ano passado, segundo o IPEA. A mesma pesquisa mostra que, em 2023, o agronegócio deverá crescer 11,6%, contra 0,4% da indústria e 0,6% dos serviços. O setor de serviços é o que mais emprega no Brasil, respondendo por 75% dos postos de trabalho criados.

Vale destacar que o peso do agronegócio na economia brasileira não é unanimidade. Nas contas do Banco Mundial, por exemplo, o setor na verdade só contribui com 5,9% do PIB, apesar de ser o responsável por 40,1% das exportações. Para essa entidade, o setor de serviços tem a maior participação no PIB, respondendo por 59,4% de tudo que o Brasil produz. Nesse quadro, os serviços são responsáveis por fatia de 70,9% das vagas criadas. Mesmo com a expectativa por crescimento modesto, para certas áreas o mercado deve estar aquecido ao longo de 2023.

É o que se pode deduzir como se encontra a economia do Brasil atualmente e as profissões que deverão estar em alta neste ano. De acordo com o levantamento, deverão ser destaques nos próximos meses os segmentos de tecnologia, bens de consumo, logística e infraestrutura, varejo, comércio, agronegócio e saúde. Outras áreas que devem passar por crescimento são as de engenharia, finanças, mercado financeiro e recursos humanos, além de seguros e marketing.

Saber como anda a economia do Brasil não é apenas uma maneira de estar informado, mas também manifestação de cidadania. Entendendo como funciona nossa economia, podemos nos posicionar criticamente para exercer nossos direitos e cumprir os deveres com consciência. Assim, podemos influenciar as pessoas a nossa volta, chamando-as à responsabilidade. Dessa forma, é possível cobrar das autoridades as medidas que se façam necessárias para o país prosperar e resolver seus principais problemas sociais. É preciso estarmos sempre atentos a esses assuntos, pois fazem parte da vida de todos nós.

Por causa dos desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia, os produtos de lá importados vêm encarecendo os preços, como gás natural e defensivos agrícolas. Por isto, devemos estar sempre pagando contas!


 




bottom of page