top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Coprel avança ainda mais na oferta de internet rural com a Triway Via Satélite

Por meio da Coprel Telecom é disponibilizada a

internet via rádio, via fibra ótica e agora via satélite


A Coprel foi fundada com o objetivo de atender a uma importante demanda das famílias rurais na década de 60: A eletrificação. Enquanto as empresas prestavam o serviço de distribuição de energia elétrica nas cidades, o interior ficava sem acesso ao recurso, pois o custo de construir redes para as áreas rurais era muito elevado e inviável para os produtores. No entanto, unidos em cooperativa, foi possível buscar financiamentos e subsídios para os agricultores terem energia elétrica em suas propriedades. Um importante passo para o desenvolvimento agrícola da região.

Com a internet, pode-se afirmar que a situação é muito semelhante. Enquanto nas cidades, diversas empresas prestam o serviço, quem vive nas áreas rurais tem muita dificuldade de conseguir acesso à internet de qualidade. Por esse motivo, os cooperantes passaram a solicitar que a Coprel oferecesse o serviço no interior. Foi criada a Coprel Telecom, atuando inicialmente em Ibirubá, e posteriormente avançando para 33 municípios da área de atuação da Coprel, com seu nome comercial: Triway Internet e Telefonia.

A Coprel Telecom/Triway sempre priorizou o acesso à internet e telefonia de qualidade. Por isso, a empresa sempre estudou criteriosamente as tecnologias usadas e a expansão das redes a fim de não comprometer a estabilidade da conexão. A melhor tecnologia disponibilizada pela Triway é a fibra ótica. Mas, devido ao seu alto custo, as redes de fibra são expandidas conforme amplos estudos de demanda, ou por meio de projetos especiais. Em seguida, a Triway oferece a internet via rádio, uma solução muito eficaz para o meio rural, pois proporciona acesso de qualidade com maior viabilidade financeira. Para auxiliar os cooperantes na implantação de projetos de internet rural, a cooperativa buscou linhas de financiamento junto a instituições financeiras de crédito, criou um fundo em Assembleia para custear parte dos projetos e os juros do financiamento para os cooperantes que precisarem investir em infraestrutura de internet.

Mesmo com todos os esforços da cooperativa, muitas localidades mais afastadas no interior dos municípios ainda não tinham viabilidade para a instalação de nenhuma das tecnologias. Portanto, foram feitos estudos para oferecer uma solução a estes casos, e assim foi lançado um novo serviço: A internet via satélite. A tecnologia funciona de forma independente de estruturas físicas e cabos. A transmissão do sinal é feita por meio de satélite de maneira bidirecional, recebendo e enviando dados. Essa tecnologia é ideal para quem mora em lugares mais afastados, assim como para empresas que necessitem de uma forma de redundância para aumentar a disponibilidade de serviços essenciais que não podem parar, dependendo essencialmente de ter uma internet de qualidade.

Os planos de internet da Coprel Telecom/Triway via satélite variam de 64 Kbps a 5 Mbps, no entanto, a internet é assimétrica, com upload de até 1 Mbps. Sendo assim, o serviço é indicado para pontos onde não há a possibilidade de ter internet via fibra ótica ou via rádio, tecnologias que possuem velocidades maiores.

Para saber mais e realizar o sonho de ter internet na sua propriedade rural, entre em contato pelo número 0800 039 0039. A oferta de internet via Satélite está disponível para todos os municípios de atuação da Coprel Energia.



bottom of page