top of page
  • Foto do escritorRedação JM

CTG Velha Carreta de Santa Bárbara emocionou com belíssima apresentação no Enart

Por volta das 21h40 de sábado (19), a Invernada Adulta do CTG Velha Carreta de Santa Bárbara do Sul iniciou sua apresentação no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha - Enart 2022, um dos mais importantes eventos do tradicionalismo gaúcho que foi realizado no Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul/RS.

Apresentação

Na abertura, homenagem ao personagem de João Simões Lopes Neto, o Blau Nunes, já que a cidade recebeu em tempos passados esse nome em virtude da semelhança do povo de Santa Bárbara do Sul e de sua cultura, com figura deste personagem que era então um gaúcho típico, honesto, respeitoso, conhecedor, que prezava pelas coisas simples e tradicionais, como um modo de ser e afirmação de sua identidade. Blau Nunes é o guardião da memória coletiva que guarda o tempo histórico, os acontecimentos decisivos que marcam a crônica do pampa.

Após a abertura, as três danças tradicionais que foram sorteadas, poucos minutos antes da apresentação: Caranguejo, Queromana e Chote de Carreirinho.

Para findar, retratando a fé em Santa Bárbara, o grupo fez homenagem à “Santa” dos ventos e trovões, protetora dos temporais. Santa Bárbara dá nome à cidade e é a guardiã das crenças do nosso povo. A apresentação durou cerca de 18 minutos.

Apesar da belíssima apresentação, o CTG Velha Carreta, que integrava um dos grupos da Força B não conquistou vaga para a grande final que ocorreu no domingo (20).

Final

O CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha (1ª RT), foi o vencedor na modalidade Danças Tradicionais. O resultado foi anunciado por volta das 21h de domingo (20). Além das danças tradicionais sorteadas, o Rancho da Saudade apresentou a temática dos 50 anos do nativismo nas coreografias de entrada e saída.

Entre sexta-feira (18) e sábado (19), 40 grupos se apresentaram, mas somente os 20 melhores se classificaram para a finalíssima. Na Força B, o vencedor foi o CTG Sentinela do Forte, de Caçapava do Sul (18ª RT). Já o troféu Marca Grande foi para a 13ª RT, por ter sido premiada no maior número de modalidades.

Vencedores Força A

1º lugar - CTG Rancho da Saudade de Cachoeirinha;

2º lugar - CTG Tiarayú de Porto Alegre;

3º lugar - CTG M’Bororé de Campo Bom;

4º lugar - CTG Aldeia dos Anjos de Gravataí;

5º lugar - PTG Bocal de Prata de Osório.

Vencedores Força B

1º lugar - CTG Sentinela do Forte de Caçapava do Sul;

2º lugar - CTG Os Desgarrados de Guaporé;

3º lugar - CTG Gaspar da Silveira Martins de Ajuricaba;

4º lugar - CTG Estância Velha da Tradição de Santana do Livramento;

5º lugar - CTG Felipe Portinho de Marau.

Fonte e fotos: Portal Assinck


 


bottom of page