Estamos nos aproximando do verão, uma estação que promete ter dias muito quentes, segundo a meteorologia. Mesmo na primavera o calor tem mostrado que não está para brincadeira. Mas é preciso lembrar que alguns cuidados são extremamente necessários para que tenhamos qualidade de vida nestes dias e principalmente saúde.
Temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos nos dias quentes e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Evitar sucos industrializados e com açúcar, pois não são ideais nem para saciar a sede ou hidratar, podendo ainda desenvolver outras doenças, já que o açúcar e os corantes presentes são extremamente nocivos à saúde.
Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele. A farmacologia tem desenvolvido muitos produtos bons que ajudam a manter a pele hidratada, mas é preciso levar em conta que a ingestão de água reflete também na saúde da pele, por este motivo é tão importante que não esqueçamos de bebê-la.
Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm substância que se deposita e têm importante ação que protege as células sadias do organismo.
Vale lembrar que nos dias quentes, precisamos ter cuidados redobrados em relação à manipulação de alimentos, pois as bactérias se multiplicam com mais facilidade podendo ocasionar diarreias e outros problemas relacionados à higiene alimentar.
Aposte em alimentos mais saudáveis, ingerindo carnes grelhadas, produtos crus e cozidos; frutas e legumes com alto teor de água e fibras, e baixo de carboidratos. Evite frituras. Apostar nestes alimentos ajuda na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.
No banho, recomenda-se usar sabonetes de acordo com o tipo de pele, porém, sem excesso. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.
Ao expor-se ao sol, não esqueça de usar protetor solar. O câncer de pele é hoje um problema de saúde pública, portanto, cuidar da pele é tão importante como comer e beber. Para quem trabalha diretamente exposto ao sol, vale lembrar que usar chapéu, bonés de aba, óculos de sol para proteger os olhos, camisa com proteção UVA e UVB são necessárias e indispensáveis.
Vamos nos atentar. As mudanças ambientais e climáticas têm sido cada vez mais drásticas e frequentes, entre elas, está o calor em excesso, portanto é preciso cuidar e se proteger! A saúde começa por pequenas ações!
Lembre-se: Evite o sol as pessoas que puderem, entre as 10h e 16h.
Por Tania Rodrigues
Comments