• Redação JM

Doações de arquivos JM-2020 para Saldanha Marinho

Na manhã de sexta-feira (09), a reportagem JM entrevistou Florinda Müller Desconsi, uma das assinantes mais assíduas de Saldanha Marinho.

Na oportunidade, Florinda falou que quando nasceu, seus pais residiam na Comunidade de São Roque e ao se casar com Aldo Desconsi (in memoriam) foram morar na Comunidade de São Miguel. Da união com Aldo tiveram seis filhos: Rita, Talita (in memoriam) Maura, Cléber, Cleusa e Clóvis.

Segundo Florinda, em 1988, venderam a chácara na Comunidade de São Miguel e foram para Sidrolândia-MS, onde residiram até 1993. Após, voltaram para Saldanha Marinho, quando o esposo Aldo faleceu em 2004.

Florinda relatou que assina o Jornal Minuano desde as primeiras edições. Quando ainda morava na Comunidade de São Miguel, onde recebia o exemplar toda semana na localidade.

Mesmo morando em Sidrolândia (MS) continuou assinando o JM, que era enviado pelos Correios semanalmente. Ao retornar para Saldanha Marinho continuou assinando o semanário, o qual recebe até hoje em sua residência.

Ao ser questionada sobre qual a leitura que mais gosta no JM, Florinda disse que ele é importante e faz questão de lê-lo todo.

“Parece que estou esperando visita todas as sextas-feiras”, falou Florinda, se referindo à chegada do Jornal Minuano em sua casa.

Florinda ressaltou a importância da doação do arquivo completo para a Biblioteca Pública Municipal Professora Tereza Limberger Barbieri de Saldanha Marinho, pois a comunidade e principalmente os alunos que a frequentam têm material ímpar para pesquisa da história do município e região.

Relatou ainda, “que acha muito importante os jovens assinar e ler o Jornal Minuano, pois as páginas do semanário são ilustradas com conteúdos diversificados, trazendo conhecimento e informação completa. Faço uso da internet, mas não troco o impresso, pois, no caso do JM, o conteúdo é completo, confiável e de grande aproveitamento para o cotidiano. Já nas redes sociais, nem sempre é correto e aproveitável. Obrigado JM por lembrar de mim!”

O evento de doação aconteceu na sexta- feira (16), na Biblioteca Pública Municipal Professora Tereza Limberger Barbieri de Saldanha Marinho com a participação de autoridades municipais.

Primeiramente fez uso da palavra o prefeito João Élcio da Fonseca, onde em nome da Administração Municipal Bobi/Julcemar agradeceu e parabenizou o Jornal Minuano pela iniciativa de doação do arquivo. Acredita que são poucos os jornais impressos a nível estadual e nacional que contemplam administrações com arquivo completo. Em casa, às vezes, revê os jornais antigos do JM que têm guardado, porque conta a história do que o município já viveu. Agradeceu em especial a direção e colaboradores da Grafmil/JM. Também dona Florinda Müller Desconsi representando o JM que entregou o arquivo, “gesto importante que sempre ocorra por parte do jornal”. Vice-prefeito Adão Julcemar Altmeyer, secretária da Educação professora Sirlei Aimi, que idealizou a Biblioteca com mais espaço para visitação do público, primeira-dama Ana Lídia, auxiliar bibliotecária Ediane e assessora de imprensa Eliane. Finalizou dizendo que está feliz em ter os arquivos JM com a história do município à disposição da comunidade.

Florinda, representante do JM disse estar feliz com a lembrança e que assina desde a primeira edição. Todas as sextas-feiras aguarda a chegada do semanário como se fosse visita. “Gosto muito porque as matérias são completas e confiáveis”.

A secretária da Educação Sirlei agradeceu a direção do JM pela doação generosa e valiosa para a Biblioteca Municipal. Está gratificada também com todos os doadores voluntários de livros à Biblioteca. Parabenizou o JM pelo excelente trabalho que conta a história do município. Disse ainda que precisou de um documento, pesquisou nos arquivos JM e encontrou, então considera de muita utilidade para a comunidade de Saldanha Marinho. Pediu para quem tiver condições de assinar que assine o JM.

A direção do JM agradeceu o reconhecimento e espera continuar contribuindo com mais arquivos.

Texto e fotos: Jornal Minuano