• Redação JM

Doações de arquivos JM-2020 para Santa Bárbara do Sul

Na manhã de quarta-feira (14), o assinante João Francisco Damiani e sua esposa Elma Maria Damiani receberam a reportagem JM. João relatou que é um dos primeiros assinantes de Santa Bárbara do Sul e acompanha o Jornal Minuano desde a sua primeira edição.

João casou-se com Elma em 09 de julho de 1962 e constituíram família. Ambos fazem aniversário no mês de janeiro, ele na data de 26 e ela no dia 30, atualmente estão com 82 anos. Da união tiveram 5 filhos (Neiva, Noeli, Nira, Élido e Emerson).

Contou que reside há 13 anos na cidade, anteriormente moravam no interior, na localidade de Pontão. Então assina o jornal desde quando saiu a primeira edição no ano de 1980.

Disse à reportagem JM que adora ler, sempre gostou de leituras. Espera ansioso para ler o Jornal Minuano todo e ficar informado das notícias e acontecimentos. Hoje, com o passar dos anos devido ao problema de visão continua a ler, porém, devagar. Falou também que com a televisão e redes sociais, pode-se ter acesso fácil às informações, mas que logo desaparecem, com o jornal impresso não, porque conta as notícias completas com fotos ficando armazenadas no papel, podendo ser guardado por muitos anos. Espera que possa continuar assim por muito tempo, sendo impresso no papel jornal.

Salientou também, “da importância do Jornal Minuano fazer as doações dos acervos para o ‘Museu e Arquivo Histórico de Santa Bárbara do Sul’, deixando assim as notícias arquivadas de todos os meses dos anos. Também que por muitos anos, alunos, leitores possam recordar as notícias e a história do município registradas no JM. Porque hoje em dia os jovens procuram a notícia mais fácil com a geração da rede social, mas é na prática da leitura impressa que se aprende mais.

Gostaria de deixar uma mensagem aos jovens de hoje, com a evolução da internet, sabe-se que tem acesso mais fácil às informações, mas que não deixe de ler livro e jornal, pois vão encontrar conhecimentos que a internet às vezes não mostra. Quando mostra, muitas vezes são mensagens distorcidas e pouco confiáveis. Quem puder assinar, assine o Jornal Minuano, este é nosso e devemos prestigiá-lo sempre. Agradecemos ao JM por lembrar de nós. É muito gratificante”.

Na manhã de terça-feira (20), no Museu e Arquivo Histórico de Santa Bárbara do Sul a assessora da Secretaria da Educação, Sandra Regina Flores recebeu João Francisco Damiani, assinante desde 1980, representando o Jornal Minuano, onde fez a doação do arquivo para a coordenadora da Cultura Janete Pazinato de Sá, a qual estava representando a secretária de Educação.

Janete fez o uso da palavra em nome da Administração Municipal agradecendo a Gráfica e Editora Minuano Ltda/Jornal Minuano, que sempre estão presenteando com arquivos a história escrita do município, a qual vem sendo acompanhada por diversos anos, “permanecendo o nosso agradecimento por este ato grandioso, porque estes arquivos servirão para futuras pesquisas de alunos”.

João Francisco Damiani representante do JM disse, “estou feliz por ter sido convidado a fazer esta entrega, pois sempre gosto de ler e ficar por dentro das notícias do município”.

João Francisco Damiani é um dos assinantes que vem acompanhando o Jornal Minuano desde a primeira edição de 1980, tendo orgulho de ser um dos leitores mais assíduos, o qual pretende continuar com a assinatura por muitos anos ainda.

A direção do JM agradeceu o reconhecimento e espera continuar contribuindo com mais arquivos.

Texto e fotos: Jornal Mianuano