• Redação JM

Emater e Secretaria da Agricultura de Saldanha Marinho estão realizando visitas rural

Com o objetivo de orientar os bovinocultores de corte e de leite no manejo sanitário e controle do carrapato, a Emater/RS- Ascar e a Secretaria de Agricultura de Saldanha Marinho estão realizando roteiro de visitas aos produtores rurais.

Durante o ano serão contempladas cerca de 50 famílias usuárias do Plano Socioassistencial executado pela Ascar e inscritas junto ao Conselho Municipal de Assistência Social. Essa atividade faz parte das ações que visam a manutenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) da ASCAR, o qual foi recentemente renovado pelo Ministério da Cidadania até março de 2023.

Na bovinocultura de leite e de corte uma vulnerabilidade encontrada são os problemas sanitários do rebanho, relacionados à ocorrência de doenças como a tristeza parasitária e a raiva bovina. Também a ocorrência de pragas como o carrapato (que é o transmissor da tristeza parasitária) e o morcego hematófago (que é o transmissor da raiva bovina) colocam em risco o manejo do rebanho, podendo ocasionar severos prejuízos ao agricultor, como a redução da produção de leite e carne, a morte de parte ou de todo o rebanho e até mesmo a interdição da propriedade, resultando na exclusão do agricultor da atividade e na insegurança alimentar.

Nas visitas, os agricultores são orientados sobre as obrigações sanitárias em relação ao rebanho, como a notificação de doenças, emissão da guia de trânsito animal, declaração anual do rebanho e vacinação. Também recebem orientação sobre o manejo do carrapato e da tristeza parasitária, uma vez que o controle do carrapato é muitas vezes dificultado pelo uso inadequado dos produtos químicos, causando problemas como o surgimento da resistência aos acaricidas e a possibilidade iminente de contaminação do alimento (leite e carne) com resíduos acima dos limites permitidos pela legislação.

Saldanha Marinho também faz parte do Projeto Carrapato, através do contrato de trabalho com a Secretaria de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). A partir do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) foram selecionadas 60 propriedades rurais no Estado que enfrentam problemas com a ocorrência do carrapato e da tristeza parasitária bovina, dentre as quais, uma é de Saldanha Marinho.

Essas propriedades serão acompanhadas pelo prazo de um ano, com visitas mensais de diagnóstico e orientação técnica no sentido de monitorar a incidência do carrapato e realizar a verificação da resistência de carrapatos ao tratamento químico através da realização do biocarrapaticidograma de forma gratuita pelo Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF).

Diogo Vanderlei Schwertner Engenheiro Agrônomo

Emater/RS-Ascar.

Antônio Silveira - Secretário da Agricultura de Saldanha Marinho.




0 comentário
  • Ícone do Facebook Branco
  • whats
  • whats
  • email
  • email

Gráfica e Editora Minuano Ltda / Jornal Minuano

Diretor: João Sibirino
Dpto. Comercial: Edi Rejane Mentz 

Redação/Design: Vitor Fernando Lirio e Débora Menezes
Entregas / Cobranças: Álvaro Gerlack

© Criado por Jornal Minuano

 Av. Eduardo de Brito, 467 - Santa Bárbara do Sul-RS - CEP 98.240-000 - Tel: (55) 3372-1221 - WhatsApp: (55) 99161-5059

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Minuano.