Emater e Secretaria da Agricultura realizam visitas de orientação no manejo sanitário bovino em Saldanha Marinho
Com o objetivo de orientar os bovinocultores de corte e de leite no manejo sanitário e controle do carrapato, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Agricultura de Saldanha Marinho estão realizando roteiro de visitas aos produtores rurais.
Durante o ano, serão contempladas cerca de 50 famílias usuárias do Plano Socioassistencial executado pela Ascar e inscrito junto ao Conselho Municipal de Assistência Social. Essa atividade faz parte das ações que visam a manutenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) da Ascar, o qual foi recentemente renovado pelo Ministério da Cidadania até março de 2023.
Na bovinocultura de leite e de corte, vulnerabilidade encontrada foi os problemas sanitários do rebanho relacionados à ocorrência de doenças como tristeza parasitária e raiva bovina.
A ocorrência de pragas como o carrapato (que é o transmissor da tristeza parasitária) e o morcego hematófago (que é o transmissor da raiva bovina) colocam em risco o manejo do rebanho, podendo ocasionar severos prejuízos ao agricultor, como a redução da produção de leite e carne, morte de parte ou de todo o rebanho e até mesmo a interdição da propriedade, resultando na exclusão do agricultor da atividade e na insegurança alimentar.
Nas visitas, os agricultores são orientados sobre as obrigações sanitárias em relação ao rebanho, como a notificação de doenças, emissão da guia de trânsito animal, declaração anual e vacinação. Também recebem orientação sobre o manejo do carrapato e da tristeza parasitária.
O controle do carrapato é muitas vezes dificultado pelo uso inadequado dos produtos químicos, causando problemas como surgimento da resistência aos acaricidas e a possibilidade iminente de contaminação do alimento (leite e carne) com resíduos acima dos limites permitidos pela legislação.
Saldanha Marinho faz parte do Projeto Carrapato, através do contrato de trabalho com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).
A partir do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) foram selecionadas 60 propriedades rurais no Estado que enfrentam problemas com a ocorrência do carrapato e da tristeza parasitária bovina, dentre as quais, uma é de Saldanha Marinho.
Essas propriedades serão acompanhadas pelo prazo de um ano, com visitas mensais de diagnóstico e orientação técnica no sentido de monitorar a incidência do carrapato e realizar a verificação da resistência do mesmo ao tratamento químico, através da realização do biocarrapaticidograma de forma gratuita pelo Instituto de Pesquisas.
Veterinário Desidério Finamor (IPVDF).
Diogo Vanderlei Schwertner
Engenheiro Agrônomo
Emater/RS Ascar.
Antônio Silveira
Secretário da Agricultura
de Saldanha Marinho.
Comments