top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Emater e Secretaria da Agricultura de Saldanha Marinho realizam visitas

Emater e Secretaria da Agricultura realizam visitas de orientação no manejo sanitário bovino em Saldanha Marinho

Com o objetivo de orientar os bovinocultores de corte e de leite no manejo sanitário e controle do carrapato, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Agricultura de Saldanha Marinho estão realizando roteiro de visitas aos produtores rurais.

Durante o ano, serão contempladas cerca de 50 famílias usuárias do Plano Socioassistencial executado pela Ascar e inscrito junto ao Conselho Municipal de Assistência Social. Essa atividade faz parte das ações que visam a manutenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) da Ascar, o qual foi recentemente renovado pelo Ministério da Cidadania até março de 2023.

Na bovinocultura de leite e de corte, vulnerabilidade encontrada foi os problemas sanitários do rebanho relacionados à ocorrência de doenças como tristeza parasitária e raiva bovina.

A ocorrência de pragas como o carrapato (que é o transmissor da tristeza parasitária) e o morcego hematófago (que é o transmissor da raiva bovina) colocam em risco o manejo do rebanho, podendo ocasionar severos prejuízos ao agricultor, como a redução da produção de leite e carne, morte de parte ou de todo o rebanho e até mesmo a interdição da propriedade, resultando na exclusão do agricultor da atividade e na insegurança alimentar.

Nas visitas, os agricultores são orientados sobre as obrigações sanitárias em relação ao rebanho, como a notificação de doenças, emissão da guia de trânsito animal, declaração anual e vacinação. Também recebem orientação sobre o manejo do carrapato e da tristeza parasitária.

O controle do carrapato é muitas vezes dificultado pelo uso inadequado dos produtos químicos, causando problemas como surgimento da resistência aos acaricidas e a possibilidade iminente de contaminação do alimento (leite e carne) com resíduos acima dos limites permitidos pela legislação.

Saldanha Marinho faz parte do Projeto Carrapato, através do contrato de trabalho com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

A partir do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) foram selecionadas 60 propriedades rurais no Estado que enfrentam problemas com a ocorrência do carrapato e da tristeza parasitária bovina, dentre as quais, uma é de Saldanha Marinho.

Essas propriedades serão acompanhadas pelo prazo de um ano, com visitas mensais de diagnóstico e orientação técnica no sentido de monitorar a incidência do carrapato e realizar a verificação da resistência do mesmo ao tratamento químico, através da realização do biocarrapaticidograma de forma gratuita pelo Instituto de Pesquisas.

Veterinário Desidério Finamor (IPVDF).

Diogo Vanderlei Schwertner

Engenheiro Agrônomo

Emater/RS Ascar.

Antônio Silveira

Secretário da Agricultura

de Saldanha Marinho.


 





bottom of page