Encontro de pessoas naturais ou descendentes da fundação de Colônia Nova!
- Redação JM
- 25 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O encontro aconteceu no sábado (12), com a presença de centenas de familiares naturais ou descendentes de fundadores de Colônia Nova, interior de Saldanha Marinho.
Conforme textos escritos pela saudosa professora Silvia Barden, os primeiros compradores de lotes na localidade foram: Luiz Anselmini, Gomercindo Chechi, Ângelo Faccini, João Gobbi, Silvino Mello, Luiz Zamboni, Leopoldo Monteiro, Nicolau Altmeyer, Chindo Moresco, Faustino Sandri, Guerino Batezinni, família Rover, Jacó Roessler, Amaro dos Santos, Ricieri Binni, Guilherme Rebelatto e Ângelo Suman.
Como de costume na formação dos loteamentos era necessário construir capela para a prática religiosa. Então, Nestor Sampaio de Quadros doou o terreno. Em 1936, foi construída a Capela Santa Inês, em homenagem às filhas “Inês” das famílias Anselmini e Chechi. A segunda, construída em 1966. A terceira, projetada por Wesley Limberger, em 2011. Foi madrinha daquela inauguração, Flora Joana Kolberg Müller e padrinho José Irineu Roessler.
Foi uma festa maravilhosa, com muitos reencontros e participação de centenas de pessoas. Até eu, João Sibirino, que nem sabia que meus pais Amantino, apelido (Amantinão) e esposa Porfiria moraram em Colônia Nova, fui convidado por Ivandro Barden, um dos organizadores. Fiquei muito agradecido pelo convite.
Às 10h30, celebração de missa pelo padre João. Ao meio-dia, excelente almoço foi servido pela organização e voluntários.
A confraternização continuou com leitura de lembranças pela cerimonialista Mara Neuwald Vidal e equipe. Pela tarde, lembranças e reencontros não faltaram nas rodas de conversas. Músicos e cantores improvisados animaram a festa com dedicação.
Parabenizo aos fundadores de Colônia Nova, os que residem e mantêm a comunidade ordeira e unida. Lugar excelente para se viver, dizem os remanescentes das gerações anteriores e lembram do que aconteceu com orgulho. Que linda história para o povo de Colônia Nova. Que o progresso continue cada vez mais forte e a comunidade conviva uns com os outros. Vivam em comunidade, sem desavenças. Lembrem-se que desta vida não se leva nada a não ser o carinho e a lembrança dos amigos.
O encontro foi idealizado por Norberto Antônio Ferrari, residente em Rio de Janeiro.
Comments