• Redação JM

Entrevista com o prefeito Adão Julcemar Altmeyer de Saldanha Marinho

A direção do JM lamenta e sente muito a morte do prefeito João Élcio da Fonseca (Bobi)!

O que tem a dizer sobre a morte repentina do prefeito Bobi?

A morte repentina do prefeito Bobi foi muito chocante para nós e para toda a comunidade saldanha-marinhense. Começamos a administrar o município juntos e todos os dias nos comunicávamos, nos cumprimentávamos e parecia que estava tudo bem. Quando recebemos a notícia que ele havia sofrido AVC foi uma surpresa muito grande. Desde que foi para o hospital não conseguimos mais nos comunicar, mesmo assim mantivemos a esperança de que ele vencesse e voltasse bem. Infelizmente logo veio a falecer e acabamos perdendo um grande cidadão, um grande prefeito, um grande amigo e um grande parceiro. Nós e a comunidade estamos sentindo muito a sua falta, queremos que de onde ele estiver, esteja bem.

O JM o parabeniza pela ascensão de chefe do Executivo Municipal de Saldanha Marinho.

“Agradeço ao Jornal Minuano, um grande parceiro de Saldanha Marinho e queremos continuar assim”, comentou o prefeito Julcemar.

Desde quando assumiu o município? Quais os procedimentos pós-passamento do prefeito Bobi para assumir a Prefeitura?

Com a morte do prefeito Bobi, chegou a comunicação e documentação do seu falecimento. Então nos reunimos com o jurídico e procurador do município, também com os secretários. Após, foi efetuada ata onde todos assinaram dando posse ao prefeito. Em março, fui empossado e me tornei prefeito titular de Saldanha Marinho.

Qual seu primeiro ato administrativo na qualidade de prefeito?

Assim, assumi o município e cada prefeito tem seu jeito de administrar. Comecei me reunindo com a equipe de governo. Então, começamos a fazer reunião todas as segundas-feiras com os secretários para que cada um trouxesse sua meta de trabalho para a semana. Queremos atender cada vez melhor nossa população e todos devem estar em sintonia.

Quem são seus assessores diretos?

Procuro trabalhar em conjunto com toda a equipe, sempre estou dialogando com todos da administração. Contratei a chefe de Gabinete, Mara Neuwald Vidal, conhecida por todos e está ajudando muito dialogando com os demais colegas para ter bom entendimento e empenho unidos. Tenho também assessor do Gabinete, Amauri Neuwald, pois quando preciso presta todos os serviços, inclusive junto às secretarias do Estado, quando não posso comparecer. Não tenho vice-prefeito, então ele supre esta necessidade, enquanto isso fico mais presente no município ao lado da população. Todos os funcionários são importantes porque devem trabalhar pela comunidade unidos.

Houve alteração no quadro de funcionários ou secretarias?

Não houve alteração, continuamos com os mesmos funcionários e secretários. Criamos mais duas secretarias, Assistência Social e Meio Ambiente, para dar continuidade aos trabalhos administrativos que eram necessidade e desejo de Bobi e Julcemar.

Quantas secretarias estão a serviço da comunidade de Saldanha Marinho?

São oito secretarias, entre elas, a de Assuntos Jurídicos - Juliane Tonon, Assistência Social - Marilú Moraes, Meio Ambiente - Raquel Damiani, Obras - Rubem Röhrig, Saúde - Elusa Barbieri, Educação - Sirlei Aimi, Agricultura - Antônio Silveira e Fazenda - Pietra Schneider.

Qual Secretaria exige mais atenção do prefeito?

Todas as secretarias são muito importantes porque uma depende da outra na Administração Municipal.

A Secretaria de Saúde nos chama mais atenção, porque é a valorização da vida. Um cidadão sem saúde não vive, não trabalha e não produz. Temos que dar condições dignas aos cidadãos, pois sem saúde ninguém vive com dignidade. Para nós, a saúde vem em primeiro lugar, mas todas as secretarias são importantes.

Quais obras estavam em andamento e continuam?

Estamos construindo o Centro de Convivência na Vila Nova, reforma da Praça Municipal com piso novo. Também queremos construir quadra de esportes com grama sintética, junto à quadra de areia. Todos poderão se divertir com tranquilidade em condições apropriadas. Estamos trocando também encanamentos antigos na rede de água para melhorar a qualidade de vida da população.

Quais suas prioridades e projetos?

Queremos melhorias na área da saúde e buscar recursos para dar condições à população. Recursos para projeto de habitação na construção de 15 casas para as camadas carentes do município. Me preocupo muito com as famílias de baixa renda sem moradia própria. Também buscar recursos para calçamento, pavimentação asfáltica, realizar projetos no interior com cascalhamento e tubos para canalização nas estradas.

Como estão as finanças do município?

Podemos dizer que estamos com as contas equilibradas, controlando com muito cuidado para não gastar mais do que arrecadamos e correr riscos.

Como está sua relação com o Legislativo?

Minha relação com o Legislativo é muito boa, sou amigo de todos os vereadores independentemente de cor partidária, porque fui vereador em seis mandatos e quatro como presidente, tenho experiência para dialogar com eles e viabilizar projetos em favor da população. Entendemos que os vereadores, também têm interesse no desenvolvimento do município, então estamos tranquilos.

Como serão as comemorações nos 34 anos de emancipação?

Temos programação muito boa para os 34 anos de Emancipação Político-Administrativa de Saldanha Marinho. Este ano é um pouco complicado por causa da ausência do saudoso prefeito Bobi, mas temos atividades culturais, apresentação cívica, hino criado para o município, jantar das invernadas e show com Muriel Gaiteiro. Domingo (08), missa em homenagem às mães e aos 34 anos do município, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. No domingo à noite, no Ginásio Municipal de Esportes Edmundo Rörigh teremos shows, homenagem ao saudoso prefeito Bobi e aos 34 anos do município, com apresentações de corais, sorteio da Nota da Gente, corte do bolo, também shows com Neguinho Gil e, Milionário e José Rico Cover.

A Feisam vai ser realizada este ano?

A princípio seria em outubro, mas vamos nos reunir com a Aciaps para analisar sobre a realização ou não da Feisam. Provavelmente não se realizará este ano, devido a vários acontecimentos preocupantes nos últimos meses no município, alheios a nossa vontade.

O que os munícipes podem esperar do prefeito Julcemar?

Digo à comunidade de Saldanha Marinho, que as experiências como vereador por seis mandatos e presidente da Câmara Municipal de Vereadores por quatro gestões, o povo pode esperar o melhor de mim. Quero estar unido com a população dialogando com empresários, agricultores e comerciantes oferecendo condições para novos empreendimentos para o município crescer ainda mais. Queremos ver nossos cidadãos felizes com melhor qualidade de vida para seus filhos e suas famílias.

Sua homenagem às mães!

Desejo que domingo (08), seja muito importante para todas as mães, porque é o dia delas. Mãe é aquela que sempre está ao nosso lado principalmente nas horas mais difíceis.

Que Deus derrame muitas bênçãos, paz, saúde, felicidade às mães saldanha-marinhenses, também de todo o Brasil. Feliz Dia das Mães. Beijos e abraços!

Sua mensagem aos munícipes pelos 34 anos de Saldanha Marinho!

Agradeço a comissão emancipacionista que há 34 anos lutou para esta conquista. A todos os envolvidos meu reconhecimento de gratidão e carinho. Agradeço também aos prefeitos que passaram, deram o melhor de si para o desenvolvimento e crescimento do município de Saldanha Marinho.

Parabéns saldanha-marinhenses e comunidade por esta data especial. Participem das festividades!

O JM agradece sua atenção, desejando-lhe sucesso à frente do Executivo de Saldanha Marinho!