top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Eventos comemorativos aos 34 anos de Saldanha Marinho

04 de maio - Quarta-feira

9h - Atividade Cultural Pré-Feira Literária “Os livros dão alma ao universo, asas para a mente, voo para a imaginação e vida a tudo.” (Platão)

9h30 - Espetáculo de Mágica “Contos Mágicos”, com o magicontador de histórias Éric Chartiot, no Ginásio Municipal de Esportes Edmundo Rörigh.

14h30 - Espetáculo de Mágica “Como num livro aberto”.

06 de maio - Sexta-feira

Continuidade das atividades com as escolas municipais e estadual, que homenagearam o município nos 34 anos de Emancipação Político-Administrativa, parabenizando a população saldanha-marinhense, que com seu trabalho diário constrói o desenvolvimento dentro das possibilidades, não medindo esforços na busca do crescimento e de melhores dias.

Estiveram presentes autoridades municipais ou representantes: Prefeito municipal Adão Julcemar Altmeyer, presidente da Câmara Municipal de Vereadores Tiago Barden, secretária de Educação, Cultura e Turismo professora Sirlei Aimi, diretora da EEEB Alfredo Ferrari professora Cristiane Hermann Miotto, diretora da EMEF Birkhann e Tonon professora Anelise Hamel, diretora da EMEI Pingo de Gente professora Janaína Fim e presidente do Conselho Municipal de Educação professora Joselane Beati. Representantes do Executivo mirim: Prefeita mirim Maria Eduarda da Maia Altmeyer (EEEB Alfredo Ferrari) e vice-prefeita mirim Aline Bottega Vieira (EMEF Birkhann e Tonon). Representantes do Legislativo mirim: Presidente da Câmara Municipal de Vereadores mirim Marta Bins Gobbi (EEEB Alfredo Ferrari); Arthur Valentino Gomes dos Santos (EMEF Birkhann e Tonon) - vereador Juscelino Moreira; Breno Durante Napp (EMEF Birkhann e Tonon) - vereador Luiz Ricardo Damiani; Évillyn Martins Trevisol (EEEB Alfredo Ferrari) - vereador Laédi de Souza Moraes; Flávia Barden (EMEF Birkhann e Tonon) - vereador Tiago Barden; Jordana Müller Fischer (EMEF Birkhann e Tonon) - vereadora Carla Teresa Rodrigues Menezes; Juan Pedro Lubenow Machado (EEEB Alfredo Ferrari) - vereador Luis Fernando Barbieri; Luis Arthur Rodrigues (EEEB Alfredo Ferrari) - vereador Orlei José Barbieri e Tieli Conte Küssler (EEEB Alfredo Ferrari) - vereador Adair Damiani.

Após a saudação, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro e também o Hino do Município.

“É necessário semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro para que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Saldanha Marinho cada vez mais justa e cidadã.”

Hora cívica, com apresentações da EMEI Pingo de Gente, EMEF Birkhann e Tonon, e EEEB Alfredo Ferrari.

“Que cada munícipe seja um ponto de apoio na constante construção de uma Saldanha melhor, que através de valores sólidos ajudem a preparar as crianças e jovens para este processo contínuo de transformação que o nosso município tanto precisa.”

Foi entoado o Hino Rio- Grandense.

07 de maio - Sábado

Jantar das invernadas com shows de Muriel Gaiteiro e Grupo Lembranças, às 19h, no CTG Porteira Velha.

08 de maio - Domingo

Pela manhã, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, missa em homenagem às mães e aos 34 anos do município.

À noite, no Ginásio Municipal de Esportes Edmundo Rörigh foi realizada solenidade oficial da Semana do Município.

“O objetivo do evento foi celebrar a semana em que Saldanha Marinho comemorou 34 anos de Emancipação Político-Administrativa. Nada mais justo que parabenizar o povo saldanha-marinhense, que com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município. Dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para esta cidade abençoada.”

Para compor o palanque oficial, estiveram presentes as seguintes autoridades municipais ou seus representantes: Prefeito municipal Adão Julcemar Altmeyer, representando o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Renato Carlos Pinto, Brigada Militar pelo soldado Budke, secretária de Educação, Cultura e Turismo professora Sirlei Aimi, secretária de Saúde Elusa Barbieri, secretária de Assistência Social Marilú Moraes, secretária de Fazenda Pietra Schneider, chefe de Gabinete Mara Neuwald Vidal, secretária do Meio Ambiente Raquel Damiani, Setor Jurídico Juliane Hüther, secretário de Obras Rubens Röhrig, secretário de Agricultura Antônio Iradi Silveira da Silva, soberanas Marina Pazinato, Joana Pertile, Lavínia Hermann, Kauane Martins, JuIiana Müller e Rafaela Barden.

No início do evento da noite, a cerimonialista agradeceu a presença das autoridades, comunidade escolar, colaboradores municipais e estaduais, e sociedade civil, saudando com boas-vindas.

Em seguida, foi entoado o Hino Nacional.

Após fizeram uso da palavra, secretária da Educação Sirlei Aimi, representante do presidente da Câmara Municipal de Vereadores Renato Carlos Pinto, Ana Lídia Bottega Fonseca e prefeito Julcemar, sendo que parabenizaram o município pelos 34 anos, desejando sempre o crescimento, desenvolvimento e o bem-estar da coletividade.

Ana Lídia Bottega Fonseca e familiares emocionados agradeceram a homenagem da Administração Municipal, dizendo que a perda é muito recente e a dor não passa facilmente. Mas, unidos com fé em Deus haverão de superar.

O prefeito Julcemar agradeceu o público presente nos eventos comemorativos aos 34 anos do município, especialmente aos funcionários públicos pela dedicação e organização. Disse também, que não conseguiu superar a perda do grande amigo e parceiro inesquecível João Élcio da Fonseca (Bobi). Fará o possível para igualar as qualidades dele e tentar com calma realizar todos os projetos pensados entre os dois na campanha. Agora, mais do que nunca, precisa da compreensão e apoio da comunidade saldanha- marinhense para dar continuidade a todos os projetos idealizados por Bobi. Por isso, conta com o apoio de sua equipe de secretários para trabalhar incansavelmente para concluir todas as obras previstas. Buscar recursos para novos projetos será também uma das metas incansáveis previstas pela administração no crescimento e desenvolvimento do município. Nos dias em que houve eventos, se sentiu feliz, emocionado assistindo a participação de todas as classes sociais da comunidade, estudantes e professores trabalhando com vontade para tentar contentar os cidadãos, já que o prefeito também deve administrar para todos sem distinção de cor ou partido. Disse também que se, seu parceiro e grande amigo Bobi estivesse junto, certamente seria bem mais fácil administrar, mas sabe que a comunidade precisa confiar e acreditar nele, pois dará o melhor de si para merecer a confiança dos saldanha-marinhenses.

Após, foi reproduzido no telão a retrospectiva e histórico dos 34 anos do município iniciado por volta de 1890, com os tropeiros vindos do Paraguai com destino a São Paulo. Pelas características de sua colonização, em Saldanha Marinho predominam descendentes de alemães, italianos, brasileiros, índios e paraguaios.

O nome do novo município Saldanha Marinho foi escolhido pela empresa colonizadora, em homenagem a Joaquim Saldanha Marinho, pernambucano de Olinda, nascido em 04 de maio de 1816. De 1861 a 1866 foi deputado da corte do Rio de Janeiro. Em 1868 foi eleito senador da corte, mas a eleição foi anulada. Nos anos seguintes, foi presidente das províncias de São Paulo e Minas Gerais. Com o advento da República foi senador. Na cédula de duzentos mil réis figurava sua estampa. O movimento emancipatório teve início em 1987, com a eleição da comissão emancipacionista em 07 de julho, presidida por Ernani Bohn. A população apoiou o movimento e votou maciçamente pelo “Sim”, em plebiscito realizado no dia 20 de dezembro de 1987. Então, no dia 09 de maio de 1988, foi oficialmente criado o município de Saldanha Marinho, através da Lei n° 8.593.

Primeira Administração Municipal: 1989 a 1992 - Prefeito Décio Gobbi - PDS; vice-prefeito Villi Neuwald - PDT; vereadores Carlos Bottega Bassanela - PDT, Erlias Roessler - PDS, Glademir Aroldi - PDS, Irineu Tonon - PMDB, Jandir Carlos Damiani - PMDB, Juarez José Fachinello - PDS, Nery Irineu Conte - PDT, Ottmar Neuwald - PDT (in memoriam) e Selmo Damiani - PDS.

Homenagem póstuma ao prefeito

João Élcio da Fonseca

A história da atual administração é representada por dois líderes de Saldanha Marinho, os quais foram eleitos por inspirarem mudança merecida à comunidade. Contaram com o apoio intensivo dos jovens munícipes que abraçaram a causa e apoiaram fielmente a chapa formada por Bobi e Julcemar.

João Élcio da Fonseca nasceu no pequeno município de Saldanha Marinho, Rio Grande do Sul, na data de 28 de julho de 1964, filho de agricultores, Cilo Vieira da Fonseca e Noeli Maria da Fonseca, casou em 1997 com Ana Lídia Bottega e tiveram dois filhos, Rafael e Lucas. Sua trajetória foi marcada por importantes atos de relevância política e social pelo Movimento Democrático Brasileiro - MDB. Foi secretário da Agricultura e Meio Ambiente, no período de 2004 a 2012, cumulando o cargo de secretário de Obras, em parte do respectivo período. No ano de 2020, foi eleito prefeito municipal de Saldanha Marinho pelo mesmo partido e desempenhou sua missão até o dia 14 de março de 2022. Deixou grande legado no período em que esteve à frente da administração do município.

“Saldanha Marinho merece grandes coisas e assim será.”

Ana Lídia Bottega Fonseca, seus filhos Rafael e Lucas, e a irmã Rosângela receberam mimo em homenagem ao prefeito Bobi.

Em seguida, aconteceu o lançamento do Hino do Município: “Ditosa cidade esplendente. Emana cultura e beleza. Nos campos do nosso Rio Grande. Exalta progresso e riqueza. Exultantes lançamos sementes.

Colhemos os frutos do chão. Gente guerreira que luta. Em prol da querida nação. Saldanha Marinho é orgulho. Um oásis de amor e civismo. Herança do nosso povo. Exemplo de patriotismo. Escrevemos linda história. No passado e no presente. Com fé e proteção. Do Sagrado Coração. Acolhe os filhos teus. Realça suas grandezas. No encanto que é todo seu.”

Letra: Vânia Pertile. Música: Bianca Vieira. Arranjo: Tiago Kreutzer e Carlon Ramos. Produção musical: Beats/Estúdio Renovasom. Gravado em março de 2022.

Após, aconteceu o corte do bolo e sorteio da campanha Nota da Gente.


 













bottom of page