• Redação JM

Grupo de Dança do CTG Velha Carreta de Santa Bárbara se classificou para o Enart

Esperança, fé e dedicação foram imprescindíveis para a classificação na 2ª Inter-Regional do Enart - Encontro de Arte e Tradição, que acontecerá em Santa Cruz do Sul, no mês de novembro.

Na sexta (02), patroa Cleide e patrão Edenilson Staforti (Pim) acompanharam a invernada adulta do CTG Velha Carreta de Santa Bárbara do Sul, para a 2ª Inter- Regional do Enart, em Ijuí, sendo que ficaram concentrados numa escola, fizeram a passagem de palco no espaço, onde se apresentaram e no sábado (03), foi o grande dia.

O sonho estava próximo, mas a ansiedade, nervosismo e incerteza quis atrapalhar. Porém, o desejo, foco, união do grupo, de dançar, de se classificar foi mais forte e a positividade prevaleceu.

A invernada adulta, com apoio da patronagem, família e amigos se classificou para o Enart, festa máxima do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

A emoção tomou conta da torcida, o que fez o grupo se motivar para adentrar à pista, enfrentar os jurados e mostrar por que foram. A invernada foi gigante, demonstrou talento e convenceu os jurados.

Agora, a exigência será maior, os ensaios serão cotidianos, madrugadas adentro, incessantes e terão que intensificar as danças tradicionais. Além da entrada e saída, uma coreografia espetacular, que homenageia Santa Bárbara, uma moça de fé que fora decapitada pelo seu pai, pois queria ser cristã, inspiradora e protetora. Também, o personagem Blau Nunes, um gaúcho de valor e fé. (O Velho Blau), cujo personagem vivo, que mais se adequou e por merecimento também, o patrão Pim.

“... nosso sonho, nossa história é de fé...”

Fonte e fotos: Maria Odila - Sota-capataz