O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina presentes na sua vida militar, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar novo movimento educacional.
O escotismo é uma filosofia de vida que ensina o respeito pela natureza, a tolerância, a igualdade, o companheirismo, a atividade física e a capacidade de superar adversidades, bem como é complemento ao ambiente escolar e familiar.
Considerado como um movimento de educação não formal, o Escotismo ultrapassa as barreiras e se firma como um movimento educacional por proporcionar aos jovens o seu desenvolvimento pessoal em diferentes áreas, de forma sempre variada e atual, que vão ao encontro das necessidades das novas gerações.
Com o intuito de contribuir para a educação de jovens, por meio de sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, para ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem papel construtivo na sociedade, o Grupo Escoteiro Guaicurus retomou as atividades em 2022 após hiato de quase 20 anos e está preparando a volta das atividades este ano.
Nos dias 04, 18 e 25 de fevereiro, entre as 14h e 15h30, integrantes do Grupo estarão em sua sede, na Rua Alberto Pasqualini, 378, antiga Brigada Militar, recebendo inscrição para novos escoteiros e escotistas que queiram conhecer o movimento.
Podem integrar o movimento, jovens dos 6,5 aos 21 anos, sendo divididos pelos ramos: Lobinhos de 6,5 a 10 anos; Escoteiros de 11 a 14 anos; Sênior e Guias de 15 a 17 anos; Pioneiros de 18 a 21 anos e adultos voluntários a partir de 21 anos.
No Brasil são mais de 100 mil escoteiros reunidos em 1.533 unidades escoteiras locais, em 722 cidades espalhadas em todo o território nacional.
O Grupo Escoteiro Guaicurus de Santa Bárbara do Sul integra o 15º Distrito Escoteiro do Rio Grande do Sul, junto com outros 15 grupos de 11 cidades da região.
Fonte e fotos: Grupo Escoteiro Guaicurus
Comments