• Redação JM

Grupo Escoteiro Guaicurus iniciou atividades em Santa Bárbara do Sul

Grupo trabalha a retomada com 50 crianças, jovens e escotistas!

O Grupo Escoteiro Guaicurus, tradicional em Santa Bárbara do Sul, está de volta às atividades após muitos anos. O grupo recebeu a autorização da União dos Escoteiros do Brasil para retornar no ano passado. Então, a diretoria e escotistas vêm trabalhando na captação de jovens, também adequação da sede para o início das atividades, que foi celebrada no sábado (10).

“Passado quase um ano, estamos prontos para receber os jovens e escotistas na nossa sede”, comentou Maicon Cenci, diretor-presidente do grupo. “Estamos radiantes em poder receber os jovens e voltar às atividades ao ar livre, colocando o escotismo em prática aqui na cidade”, completou.

Para o retorno, uma série de treinamentos foram realizados pelos escotistas, visando seguir todos as premissas que o escotismo prevê.

“O escotismo é uma instituição mais do que centenária, que nos capacita em diversos cursos para que possamos entender a melhor maneira de trabalhar com as crianças e jovens, que hoje integram o nosso grupo”, comentou a diretora de Métodos Educativos, Vera Veiga. “Estamos há quase três anos trabalhando, no que resultou neste retorno”, finalizou.

No sábado (10), o Guaicurus recebeu a visita do Grupo Escoteiro Guardiões da Nascente, de Não- Me-Toque, colaborando na atividade com canções, aprendizados mateiros, e podendo proporcionar aos jovens, que são novos no Movimento Escoteiro uma ideia de como tudo funciona e onde estão inseridos.

“O escotismo é uma eterna competição consigo mesmo para ser cada vez melhor”, citou Isaías Heep, escotista do Guardiões da Nascente. Além disso, o grupo já percebe aumento de interesse pelo escotismo na comunidade, recepcionando novo escotista voluntário que ajudará na aplicação em Santa Bárbara do Sul.

Podem integrar o grupo, jovens dos 6,5 aos 21 anos, sendo divididos pelos ramos: Lobinhos de 6,5 a 10 anos; Escoteiros de 11 a 14 anos; Sênior e Guias de 15 a 17 anos; Pioneiros de 18 a 21 anos e adultos voluntários a partir de 21 anos. Interessados em integrar o Guaicurus podem realizar a sua inscrição. Contatos podem ser efetuados pelo WhatsApp (55) 99661-5750 (Vera). As atividades acontecem na Rua Alberto Pasqualini, 378, esquina com a Rua Alcides Neves.

Ferramenta de educação não formal, o Escotismo ultrapassa as barreiras e se firma como movimento educacional por proporcionar aos jovens desenvolvimento em diferentes áreas, de forma sempre contemporânea e variada. O Movimento Escoteiro é uma organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atende crianças, adolescentes e jovens, por meio de programa educativo próprio, presente há mais de 100 anos no Brasil. Saiba mais em www.escoteiros.org.br

Fonte e fotos: Grupo Guaicurus