• Redação JM

Histórico! Comitiva de tropeiros percorreu 1,7 mil km e passou por Santa Bárbara do Sul

Entre os dias 02 e 04, de sexta-feira a domingo respectivamente, a Comitiva Paulista - da Associação Paulista de Tropeiros, de Assis/SP, percorreu 1,7 mil km - de São Paulo a Santa Bárbara do Sul conduzindo dezenas de mulas pelo trajeto. Desta vez, de forma correta, pois há 16 anos, tropeada realizada na época, não incluiu Santa Bárbara do Sul entre os destinos, um erro histórico que foi reparado nesta nova oportunidade.

O grupo que representou a Administração Municipal, junto às demais equipes organizadoras e acompanhou as tropas foi integrado pelo secretário da Agricultura Marco Túlio Magalhães Rosito, descendentes de famílias tropeiras tradicionais, historiadora Linara Cristina dos Santos e coordenadora de Cultura Janete Pazinato de Sá.

O grupo acompanhou a Comitiva Paulista, da divisa com Cruz Alta, na propriedade do ex-tropeiro Paulo Abreu, no Lagoão até a divisa com Carazinho. Cerca de 80 quilômetros foram percorridos pelos antigos caminhos das tropas que deram origem ao município de Santa Bárbara do Sul, que se formou às margens destes, segundo historiadores.

Durante o trajeto, recortes da história foram destacados pela historiadora Linara, além da captação de imagens e entrevistas, que farão parte do documentário “No Caminho das Tropas”, já em fase de produção, com lançamento estimado para outubro deste ano, durante a Primeira Semana Municipal do Tropeiro.

O prefeito Mário Filho agradeceu as equipes envolvidas, além do grupo de cavaleiros que recepcionou as comitivas no interior do município, bem como as famílias e voluntários que acolheram os tropeiros proporcionando momentos de integração e troca de experiências.

Texto: João Bóllico

Fonte/Fotos: Linara Cristina dos Santos