top of page
  • Foto do escritorRedação JM

História das vias férreas será retratada em roda de conversas e exposição fotográfica

O jornalista Alício de Assunção iniciou o roteiro de sua exposição fotográfica ‘Nos Trilhos do Rio Grande’. A mostra é composta por 45 imagens que retratam estações, viadutos e túneis ferroviários do Estado. A iniciativa é resultado da viagem a bordo do trem turístico da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística, realizada em dezembro do ano passado pelo profissional.

A próxima parada é em Santa Bárbara do Sul, com início quarta-feira (27), na Casa da Cultura Escritor Lauro Prestes Filho. Para isso, o profissional conta com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, além da Assessoria de Comunicação e Imprensa do município.

De acordo com Assunção, para criar a exposição foram percorridos cerca de 800 quilômetros, por diversas ferrovias gaúchas, clicadas as situações das estações - algumas preservadas, outras abandonadas e destruídas. “Muitas cidades se desenvolveram a partir das chegadas dos trens e acreditamos que com essa exposição estamos colaborando para a preservação da história do Estado”, destacou.

O fotógrafo, que é colaborador do jornal O Informativo do Vale, filho de ferroviário e, até os 14 anos, residiu em recinto da antiga Viação Férrea, em Santa Bárbara do Sul, sua cidade natal.

Durante a abertura do evento, na quinta-feira (27), acontecerá roda de conversas com personalidades marcantes da rotina e do trabalho ferroviário. O evento será aberto à comunidade e terá início às 9h.

Fonte: Coletiva.Net

Adaptação: João Bóllico

Fotos: Alício Assunção


bottom of page