top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Idosos de Santa Bárbara do Sul receberam óculos, através do Projeto Veja Bem na Melhor Idade

No dia 27 de dezembro de 2023, encerrou na Casa da Cultura Escritor Lauro Prestes Filho de Santa Bárbara do Sul, o primeiro ciclo do Projeto Veja Bem na Melhor Idade, idealizado pela Secretaria de Saúde e realizado através de parcerias entre Administração Municipal, Câmara de Vereadores, Rotary Club, Casa da Amizade, Óptica KS, Óptica Visão, Conselho Municipal de Saúde e Conselho Municipal do Idoso.

O projeto teve como objetivo, através dos Agentes Comunitários de Saúde, captar idosos acima de 60 anos com critérios pré-estabelecidos e aprovados pelos Conselhos Municipais de Saúde e do Idoso, em suas áreas de trabalho, que tenham problemas ou acuidade de visão.

Foram captados e encaminhados para consultas oftalmológicas em Passo Fundo e Ijuí 184 idosos, sendo que destes 141 necessitaram de óculos, 38 apresentaram problemas como catarata e serão encaminhados a Faxinal do Soturno, referência Sus para esse tipo de tratamento e 05 foram para ajustes de óculos ou até mesmo prescrito uso somente de colírio.

O secretário de Saúde Eberson Saggioratto (Neco) falou à reportagem JM, “acreditamos que foi um ótimo projeto, onde podemos agraciar essa faixa etária ajudando em diagnósticos que sequer imaginavam, pois muitos achavam que a dificuldade visual era pela idade mesmo e não tinha como melhorar. Após o uso do óculos perceberam o quanto melhorou a sua visão.

Ainda temos que agradecer a parceria das entidades e empresas privadas, onde as ópticas fizeram um bom desconto em lentes e também doaram uma parte das armações.

Esperamos que em 2024, através das parcerias citadas, consigamos desenvolver o segundo ciclo, pois sem estes amigos não tem como a Secretaria Municipal de Saúde arcar com as despesas, pois, nesse primeiro ciclo foram investidos mais de R$ 70.000,00”.

Fonte: Secretaria de Saúde

Fotos: JM


 


Comments


bottom of page