top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Novo juiz na Comarca de Santa Bárbara

Na tarde de quarta-feira (02), a reportagem JM esteve no Fórum de Santa Bárbara do Sul, onde entrevistou o novo juiz da Comarca Maurício Muliterno Thurow.

O magistrado é natural de Porto Alegre. Família materna natural de Lagoa Vermelha e paterna de São Lourenço do Sul. Formou-se em Direito na UFRGS - Porto Alegre e ainda durante a faculdade foi aprovado no concurso estadual para escriturário do Banrisul.

Também durante o curso de Direito, foi aprovado em concurso para o Ministério Público Federal, onde trabalhou em Erechim e Pelotas.

Após concluir Direito, devido a outros concursos, foi morar no Estado do Espírito Santo, onde atuou como analista Jurídico e oficial de Justiça, ambos cargos de nível federal.

Posteriormente conseguiu remoção para o Estado do Rio Grande do Sul e trabalhou como oficial de Justiça em Arroio Grande e Gravataí.

Maurício foi aprovado no concurso para promotor de Justiça e atuou no Estado de Minas Gerais. Prestou concurso para juiz de Direito no Estado do Rio Grande do Sul e no início de agosto assumiu a Comarca de Santa Bárbara do Sul.

Com vasta experiência na área jurídica, trabalhará em prol das comunidades de Santa Bárbara do Sul e Saldanha Marinho.

Ao ser questionado se daria continuidade aos projetos sociais que vinham sendo implementados pelos magistrados anteriores, Maurício falou que devido à pandemia do novo Coronavírus e o período de bandeira vermelha pelo qual o município passou, ainda não deu tempo de reativar. Mas, salientou que pretende não só reativá-los, como também propor novos projetos.

Quanto à relação com a imprensa, o magistrado disse que será a melhor possível, pois entende ser muito importante manter a população informada e para que entenda como se desenvolve o trabalho do Poder Judiciário.

Ressaltou, porém, que é necessário que haja a compreensão, tanto por parte da imprensa, quanto da comunidade, que há uma série de vedações relacionadas à carreira da magistratura no que diz respeito a questões envolvendo processos. Trabalhará com equilíbrio, para que não prejudique a questão da informação, qual é essencial para o estado democrático, mas também se manter rigorosamente dentro da regulamentação que rege a questão das limitações que são impostas aos magistrados.

Sobre Santa Bárbara do Sul, Maurício falou que se sentiu extremamente confortável e acolhido. Chamou sua atenção, a organização, limpeza e estruturação do município.

A reportagem JM agradece a disponibilidade do magistrado e coloca-se à disposição.





bottom of page