• Redação JM

Orgulho do gaúcho e suas expressões!

Dia 20 de setembro em alusão à Revolução Farroupilha, quem nunca ouviu a expressão, ‘orgulho em ser gaúcho e gaúcha’. Essa frase é muito verdadeira, maior porcentagem dos gaúchos tem muito orgulho da sua origem. Quando viajam a frase é sempre essa, salientando o orgulho pela terra natal.

20 de setembro foi feriado no Rio Grande do Sul, sendo celebrado o Dia do Gaúcho. A data comemora a grande Revolução Farroupilha, um marco na história do Rio Grande do Sul. A guerra aconteceu durante 10 anos, entre 1835 a 1845, que tratava entre o Estado e o Império Brasileiro motivado pela economia, pelo preço do charque e injustiças sociais.

A história do Rio Grande Sul é intensa e longa. Mas quando se fala em ‘gaúcho’ e ‘gaúcha’ são de algumas características que as pessoas lembram. Os gaúchos e as gaúchas são consideradas pessoas muito lindas e cultas, amam churrasco, chimarrão, rodeios, invernadas, danças, entre outras tradições gauchescas.

No Estado há grande diversificação de atividades. Além disso, é considerado um estado com culinária excelente. Comidas fortes, diferentes e preparadas com tempero especial.

O gaúcho quando viaja deixa seu dicionário diferenciado nos lugares onde passa. Algumas palavras culturais, como modo de conversar, além de engraçadas falam muito do jeito do povo. Você sabe o que significa bah, barbaridade, tchê, tri, capaz, se arriar, peleia, guri e guria?

BAH é interjeição ou palavra que serve para dialogar, sotaque ou expressão do gaúcho. É, claro, dependendo da entonação, pode ser usado como surpresa, rejeição, raiva, medo, alegria, aprovação e até admiração. BARBARIDADE designa admiração, espanto, surpresa e estupefação. TCHÊ é interjeição ou palavra exclamativa para chamar a atenção de alguém. Tem quem acredite que tchê, significa cara, mas é muito mais intenso que isso. Tchê, significa bah, cara. TRI, versão minimalista, adaptada pela geração Y, do antigo trilegal, que caiu em desuso nos anos 1990. CAPAZ, significa imagina.

Na prática, o exclamativo capaz, significa, não precisa ou não se preocupe. Enquanto isso, dizer bem capaz, significa não. Dizer capaz que não, significa sim. Você entendeu? SE ARRIAR, significa tirar sarro, fazer graça. PELEIA, significa briga e disputa. GURI, menino, garoto. GURIA, menina, garota.

Este ano, devido à pandemia do Coronavírus, as comemorações foram restritas, mas o Dia do Gaúcho é uma das festas mais lindas do Brasil.

Gaúcho verdadeiro é aquele que se confia cegamente sem medo de errar ou perder o amigo.

Parabéns a todos os gaúchos e gaúchas do Rio Grande do Sul e do Brasil!