• Redação JM

Outra vez ele: o queridinho da estação, o morango!

Nesta semana, dando continuidade sobre a fruta da época e que consegue fazer maravilhas em pratos doces e salgados, bem como incrementar as mais diversas bebidas e sucos está de volta, o nosso morango.

Visitamos a família Assinck, na Comunidade de Itaíba para conversar sobre a produção de morangos em estufas, no sistema de semi-hidropônico slab (sacos).

Há três anos que a família tem se dedicado na produção de moranguinhos. São 7.400 mudas, distribuídas em estufas que têm se destacado pela qualidade dos morangos. Segundo Gabriel Assinck, “a produção dos morangos é a esperada com excelente produtividade, acompanhando o pico que acontece neste momento”.

A família também produz geleia de morango, sendo confeccionada por Márcia Assinck, que caiu no gosto e no paladar do consumidor, deixando sempre um gostinho de quero mais em sabor e qualidade. Quem experimentou sabe.

A mão de obra na propriedade é estritamente familiar, sendo que estão sempre procurando dar o seu melhor tanto na produção quanto na destinação do produto final, com muito capricho, fidelizando a clientela que consome. A preocupação ambiental é visível na propriedade, o que a deixa ainda mais acolhedora.

Para quem não conhece e deseja saber mais sobre estas delícias pode contatar os seguintes telefones: Geleias com Márcia: (55) 99607-1013. Morangos com Gabriel: (55) 99968-8193. Os produtos são entregues em casa, uma vez na semana, nas quartas-feiras. Vamos comprar de nossos produtores, fomentando o comércio local!

Para completar então esta semana falando sobre este fruto delicioso, que é o morango e celebrando sua safra, vamos deixar receita saborosa que une o chocolate e o morango, duas combinações perfeitas, que dão sabor e elegância a sua mesa.

Vamos lá, fazer esta sobremesa de “morango e chocolate”?

Creme branco: 01 caixa de leite condensado; 300ml de leite integral; 02 colheres de sopa de amido de milho; 01 colher de sopa de manteiga; 1 caixa de creme de leite; Cozinhar até o ponto.

Para calda: 03 xícaras de morangos picados; 01 ½ xícara de açúcar; 01 xícara de chá de água; Cozinhar mais ou menos 10 minutos ou até começar a engrossar.

Creme de chocolate: 01 caixa de leite condensado; 300ml de leite integral; 02 colheres de amido de milho; 04 colheres de sopa de chocolate em pó de qualidade; 01 colher de manteiga; 01 caixa de creme de leite; Cozinhar até o ponto; Morangos para decorar a gosto.

Os cremes devem ser feitos separados, cuidar para que ao fazer o cozimento não empelotem ou criem pequenos grumos. Depois do preparo, levar à geladeira cobertos com plástico para que não criem película. A calda também vai ao fogo por mais ou menos 10 minutos. Depois de frio, intercale, creme branco, calda, creme de chocolate e novamente calda, decorando com os morangos picados! Sirva-se com esta delícia! Opções como chocolate picado são bem-vindas para incrementar a sobremesa!

Fonte e foto: Emater Santa Bárbara do Sul