Parabéns aos candidatos vencedores e perdedores das eleições deste ano!
- Redação JM
- 11 de out. de 2024
- 3 min de leitura
O JM que há 44 anos vem registrando os acontecimentos de Santa Bárbara do Sul, Saldanha Marinho e região parabeniza os candidatos ao pleito que findou em 06 de outubro.
A verdade deve ser dita sempre numa eleição, quem vence é o povo e as pessoas que não se elegeram são corajosas, pois disputaram para ganhar ou perder. Chegamos ao fim da inesperada e ansiosa eleição.
Você, candidato (a), com certeza viveu emoções praticamente inéditas na sua vida. Mesmo sendo candidato(a) reincidente, a esperança, expectativa, derrota ou a desejada vitória são sentimentos novos ou renovados, que não se repetem nem em forma, nem em intensidade. Então, antes de tudo, viva o resultado e coragem! Não é à toa que se chama corrida e não caminhada eleitoral.
Uma candidatura começa muito antes dos 45 dias de campanha, porque há toda uma preparação pessoal, familiar, partidária, social e econômica, dentre vários outros aspectos da sua vida, que tiveram que ser organizados antes de você ter se lançado (a) publicamente nessa maratona. Não é para qualquer um, lembre-se sempre disso.
Infelizmente a vitória não veio para alguns. A verdade vence por si mesma, a mentira precisa de cúmplices. Vitorioso (a) não é o (a) que vence, mas aquele (a) que se levanta diante de uma derrota. A vitória mais difícil é saber perder. A pessoa que perde e não desanima. Que não perde a garra e o entusiasmo, é a verdadeira vitoriosa, porque possui em seu íntimo, a coragem e a dignidade que, um dia, a levarão a conquistar aquilo que almeja. Saiba reconhecer nas derrotas, motivos para procurar cada vez mais a vitória! Superar a derrota é o grande desafio, mas deixá-la dentro de você é a pior maneira de dar a volta por cima. Se uma pessoa fracassa, ela tentou. Se uma pessoa vence, ela tentou. Mas quando alguém nada tem, nem nada faz, não vence ou fracassa, ela está no ápice da derrota.
Agradeça por ter desafiado o sistema! Por ter se colocado na missão de conquistar um cargo político. Por representar pessoas, territórios e pautas que julgou importantes. Por ter colocado sua cara, seu nome e sua trajetória à disposição da coletividade. Pense em todos os aprendizados da campanha. Pense em como é uma pessoa diferente de quando tudo começou e como é difícil mudar em tão pouco tempo.
Beber, viajar, conversar com pessoas queridas e transpirar muito no seu esporte ue seja seu e mergulhe de cabeça. Uma candidatura é coletiva e para o coletivo. Por isso, lembrar de você e cuidar de si também é muito importante.
Mas como essa jornada é maior que você, lembre-se de agradecer as pessoas que entraram nessa história ao seu lado. A lista deve ser imensa e, provavelmente, não será possível fazer contato pessoal com todos. Há formas de expressar sua gratidão e fazer esse sentimento ecoar por aí. Independente se trabalhou de forma voluntária, remunerada ou num modelo misto, merece toda a sua atenção especial. São pessoas que dedicaram o seu tempo, conhecimento e habilidades sob a mesma finalidade que a sua.
Faça avaliações com sua equipe, seja em reunião coletiva, em conversas pessoais ou no formato mais adequado. Reserve tempo para escutar as pessoas envolvidas. Há muito aprendizado de quem trabalhou na sua campanha e possui outros pontos de vista diferentes do seu para ser aprendido. As pessoas devem estar ansiosas para compartilhar o que aprenderam com você. Sistematize e guarde essas informações, pois podem ser muito úteis em nova jornada eleitoral.
As doadoras e doadores são muito importantes, porque acreditaram em você que colocaram a mão no bolso, o que representa uma camada de engajamento profundo. Agradeça porque merecem, mas também para manter as portas abertas em novas empreitadas da sua vida.
Parabéns pelas campanhas limpas, sem desavenças. Essa é a verdadeira democracia que necessitamos. Até a próxima!
Comentários