Primeiro caso de Dengue em Santa Bárbara do Sul, sexo masculino, na faixa etária dos 30 anos, que foi contraído fora do município, pois o mesmo viajou a lugares com transmissão da doença.
Se você apresentar os seguintes sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima: Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias. Dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira. Os sinais podem agravar, ocasionando o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar a pessoa ao choque grave e morte.
A forma de transmissão ocorre através do mosquito Aedes Aegypti, fêmea contaminada.
Use repelente e roupas de manga longa sempre que possível, mosquiteiro para as crianças e principalmente elimine os possíveis criadouros do Aedes Aegypti. Não deixe água acumulada em potes, baldes, piscinas de plásticos devem ser lavadas e guardadas. Um fator que chamou a atenção no município foi a grande quantidade de pessoas que guardam a água da chuva para reaproveitamento e se tornam criadouros do mosquito.
Pede-se que cada cidadão revise o seu pátio, receba os agentes de endemias que fazem as vistorias e orientam sobre a eliminação dos criadouros.
Até quarta-feira (03), às 9h, 06 pacientes estavam aguardando o resultado de exame para Dengue e 01 para Chikungunya.
Fonte e fotos: Márcia Raquel Baumgratz
Enfermeira Epidemiológica Coren/RS 198758
Comments