• Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

Gráfica e Editora Minuano Ltda / Jornal Minuano

Diretor: João Sibirino
Dpto. Comercial: Edi Rejane Mentz 

Redação/Design: Vitor Fernando Lirio e Luciane Schneider
Entregas / Cobranças: Álvaro Gerlack

© Criado por Jornal Minuano

 Av. Eduardo de Brito, 467 - Santa Bárbara do Sul-RS - CEP 98.240-000 - Tel: (55) 3372-1221 - WhatsApp: (55) 99161-5059

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Minuano.

  • Redação JM

Procissão de Corpus Christi com boa participação de fiéis em Santa Bárbara e Saldanha Marinho

O que é Corpus Christi:

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta- feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo bispo ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhado por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.

A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Origem do Corpus Christi:

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 08 de setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Em Saldanha Marinho:

Em Saldanha Marinho, a procissão foi realizada ontem (20), às 9h, após a missa, com boa participação de fiéis, pelo padre João.

Este ano, iniciou em frente à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, contornou a Praça Central Castro e Silva, voltando novamente à frente da Paróquia, onde foi finalizada a procissão.

Em Santa Bárbara do Sul:

Em Santa Bárbara do Sul, a missa iniciou às 9h30, com o padre Luiz Bruno Kolling e a procissão de Corpus Christi foi realizada às 10h30, igualmente com boa participação de fiéis.

Foram 03 paradas durante o percurso, vindo da Igreja Matriz: 1ª - Nossa Senhora Aparecida, 2ª - Nossa Senhora de Fátima e finalizou no Monumento a Padroeira Santa Bárbara - São José Operário.

Este ano, novamente houve campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos que posteriormente serão distribuídos para as famílias carentes das comunidades.