• Redação JM

Reinauguração da Biblioteca Pública Municipal em Saldanha Marinho

A Administração Municipal de Saldanha Marinho, juntamente com a Secretaria de Educação, reinaugurou a Biblioteca Pública Municipal Professora Tereza Limberger Barbieri, com o objetivo de proporcionar um espaço especial de leitura à comunidade.

A reinauguração da Biblioteca Municipal em novo espaço físico é um importante marco na expansão da educação do município em comemoração ao 33° aniversário de emancipação político- administrativa.

Conforme Lei Municipal n° 110 de 09 de julho de 1990, Décio Gobbi, prefeito municipal de Saldanha Marinho, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei: Artigo 1° - Ficou criada a Biblioteca Pública Municipal. Lei Municipal n° 1175/2009, a Biblioteca Pública Municipal passa a ter a denominação: Biblioteca Pública Municipal Professora Tereza Limberger Barbieri.

A professora Tereza Limberger Barbieri nasceu em 12 de março de 1942. Foi casada com Ilário Barbieri com quem teve três filhos, Jonara, Luis Fernando e Elusa. Iniciou suas atividades como professora aos 17 anos e desempenhou essa tarefa até a aposentadoria. Mas como era apaixonada pela sua missão, retornou às atividades junto ao município e encerrou mais um ciclo profissional à Secretaria de Educação. Depois na Biblioteca Municipal.

Também era apaixonada pelos livros, pelas palavras e histórias. Sempre pregou que a leitura, além do conhecimento, nos trazia uma boa fala e escrita. Adorava ser referenciada como “tia Tere” nos lugares onde estava e assim era conhecida por todos.

Estiveram presentes na reinauguração: prefeito municipal João Élcio da Fonseca, vice-prefeito Adão Julcemar Altmeyer, secretária de Educação professora Sirlei Aimi, presidente da Câmara de Vereadores Renato Carlos Pinto, ex-prefeito Décio Gobbi, soberanas do município, coordenadores, diretores, professores, servidores, imprensa, familiares, comunidade e a Escola Musical Beats.

A Administração 2021/2024 agradece especialmente à família Barbieri, homenageada com a reinauguração da Biblioteca Pública Municipal Professora Tereza Limberger Barbieri.

“Ler é emancipar-se! É sair do lugar comum e conseguir, através das palavras, adentrar a um novo mundo, repleto de imaginação, conhecimento e atitude. Ser absoluto!”


Fonte e fotos: Poder Executivo Municipal

Adaptação: Jornal Minuano