Realizada na manhã de quarta-feira, 30 de agosto, no Plenário Dovílio Pompeo Pasinato da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Bárbara do Sul, reunião explicativa sobre como funciona o sistema de saúde envolvendo à atenção primária, secundária e terciária do SUS, nas quais incluem a Secretaria de Saúde, Hospital Santa Bárbara Beneficente e as referências de competência do Estado do Rio Grande do Sul.
Participaram da reunião, a vice-prefeita Marivane Basanella Kuhn, secretário de Saúde Eberson José Saggioratto (Neco), administrador do HSBB Daniel Rubens Griep, presidente do Legislativo Paulo Sérgio Gonçalves (Pika), vereadores, Conselho Municipal de Saúde, servidores da Secretaria de Saúde e do HSBB.
A reunião iniciou com apresentação do secretário (Neco) divulgando os horários e serviços das Unidades Básicas de Saúde, que a partir de hoje (1º) sofrem alterações.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Aparecida terá horário estendido para atendimento das 7h às 18h. A UBS Central e UBS Zósimo Ribas das 7h às 17h.
As Unidades Básicas de Saúde atendem todos os casos de assistência à saúde de baixa e média complexidade. Todos os pacientes que necessitarem de atendimento deverão procurar as UBS (postos de saúde) para receber o primeiro suporte, inclusive casos de pequenos cortes que precisam de pontos.
Todos os primeiros atendimentos serão nas unidades de saúde. Após esse atendimento nos postos de saúde, a equipe, se necessário, irá contatar com o hospital para encaminhar esse paciente. Em caso de consultas de rotina e não urgências, todas as pessoas deverão procurar as unidades de saúde e passar pela triagem.
Em continuidade aos assuntos tratados, o administrador do HSSB Daniel, destacou como são realizados os atendimentos, que se iniciam pela triagem. A triagem é um método eficaz para definir a prioridade do atendimento. O Protocolo de Manchester é um dos métodos de triagem mais eficazes do mundo, através dele é possível permitir que os atendimentos hospitalares sejam realizados de maneira muito mais rápida, eficaz e de forma justa. Na classificação de risco, o paciente recebe identificação através de cores, que vai determinar a sua condição e a ordem do atendimento. Geralmente, a classificação de risco é realizada por profissional da enfermagem.
Na cor vermelho, os pacientes necessitam de atendimento imediato. Já a cor amarela é para pacientes que necessitam de atendimento rápido, mas podem aguardar até 1 hora. A cor verde é de pouca urgência, com baixo risco de agravo imediato à saúde, os pacientes podem aguardar até 2 horas para atendimento. Na cor azul, é atendimento não urgente, podem aguardar até 4 horas, sem risco imediato de agravo à saúde.
Além disso, das 19 às 7h, de segunda a sexta-feira, sábados, domingos e feriados o hospital disponibilizará o plantão médico presencial durante as 24h do dia. Nos pontos facultativos, que o município vier a fazer e que as UBS estarão fechadas o hospital trabalhará no sistema de sobreaviso médico atendendo a população nas urgências e emergências, conforme o protocolo.
Importante ressaltar, que em caso de algum impasse, é fundamental procurar a direção do hospital para reclamações, críticas ou informações para que seja resolvido o mais rápido possível.
Ainda ficou definido que será afixado na sala de recepção do HSBB os telefones para contato do administrador do hospital Daniel, secretário de Saúde Neco e vice-prefeita Marivane para qualquer necessidade que venha a ocorrer dentro do hospital.
TELEFONES PARA CONTATO
UBS Aparecida: (55) 3372-1212.
UBS Central Olívio Polydoro Pinto: (55) 3372-1617.
UBS Zósimo Ribas: (55) 3372-1011.
Secretaria de Saúde: (55) 3372-3800.
HSBB (55) 3372-1202 ou 1141.
Administrador do HSBB Daniel Rubens Griep: (54) 98107-8104.
Secretário de Saúde Neco (55) 99952-4052
Vice-prefeita Marivane (55) 99600-4806
Comments