• Redação JM

Roda de Conversa: Setembro Amarelo em Saldanha Marinho

A Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Saldanha Marinho realizaram Roda de Conversa com as mulheres da comunidade de Campinas, para debater sobre o assunto Setembro Amarelo, com a psicóloga Verônica Schneider.

Participaram, prefeito Adão Julcemar Altmeyer e secretário da Saúde Orlei Barbieri.

O mês de setembro é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio, através da campanha do “Setembro Amarelo”, com o tema: “A vida é a melhor escolha!”

Sua importância se deve ao fato de que o suicídio pode ser considerado até como um mal silencioso, pois seja por desconhecimento, medo ou vergonha que fogem do assunto e com isso não conseguem identificar os sinais de que uma pessoa próxima esteja com ideias e ações suicidas.

Por que foi escolhida a cor amarela?

O laço amarelo é o símbolo que representa o movimento. O significado da cor amarela é que no ano de 1994, nos Estados Unidos, Mike Emme com apenas 17 anos tirou a própria vida dirigindo seu carro, Mustang, 68, amarelo que ele próprio havia restaurado e pintado.

No seu funeral, amigos e familiares distribuíram cartões com fitas amarelas que continham mensagens de apoio para outras pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero.

Cartões com fitas amarelas foram entregues no dia do seu funeral com a mensagem “Se você precisar, peça ajuda!”

Fonte e fotos: Prefeitura Municipal