top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Santa Bárbara do Sul e Saldanha Marinho poderão ter segundo dia “D” de vacinação contra a Pólio

Traçar estratégias para reverter as baixas coberturas vacinais da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e da Multivacinação foi o objetivo da Secretaria da Saúde (SES) ao reunir na terça-feira (03), gestores dos municípios gaúchos com menores índices de aplicação das vacinas.

A secretária Arita Bergmann e diretores conversaram por videoconferência com secretários municipais de Saúde e coordenadores regionais de 25 municípios com população acima de 50 mil pessoas e cobertura vacinal da pólio abaixo de 55%. “Muito se discute a vacina para a Covid-19, mas não estamos conseguindo atingir a meta de vacinação das doenças que já possuímos todos os insumos e todas as informações”, ressaltou Arita. “Nesta terça, estamos com 60% de cobertura vacinal, muito longe ainda dos 95% desejados”.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação foram encerradas em âmbito nacional no dia 30 de outubro, mas o governo do Estado decidiu prorrogá- las em território gaúcho até sábado (21).

“Ainda podemos atingir a meta. Acreditamos que unindo esforços e reforçando a importância da vacinação junto à população será possível melhorarmos as coberturas vacinais no Estado”, reforçou Arita.

Cada município tem autonomia para definir as estratégias de divulgação e ampliação do acesso que melhor se encaixar na realidade e nas necessidades de sua população. A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, lembrou que as vacinas disponíveis no calendário básico de vacinação mudaram o cenário epidemiológico mundial, tornando raras ou erradicando doenças que antes eram comuns.

“Mas precisamos continuar vacinando nossas crianças para que essas doenças, como a poliomielite, não voltem, como aconteceu com o sarampo, que já está circulando no Estado novamente há três anos. As crianças são o grupo da população que mais adoece”, explicou.

A secretária Arita ressaltou que o ato de vacinar o filho não é apenas uma ação de proteção individual, mas também coletiva.

Dia D

O governo do Estado instituiu que no sábado (21), será realizado um dia “D” extra no território gaúcho, permitindo os municípios realizarem mais dias D, conforme disponibilidade de cada gestor e suas equipes.

Nesses dias, os postos de saúde se mantêm abertos para a aplicação de vacinas.

Santa Bárbara do Sul e Saldanha Marinho alcançaram ótimo percentual de vacinação!

Mediante o posicionamento do Governo Estadual, referente à vacinação contra a Poliomielite, a reportagem JM entrou em contato com a secretária Municipal de Saúde de Saldanha Marinho Janete Achi Barden e com a enfermeira epidemiológica Márcia Raquel Baumgratz de Santa Bárbara do Sul, para saber do percentual de vacinados nos municípios e qual as próximas medidas a serem tomadas mediante o atual cenário.

Janete falou que Saldanha Marinho alcançou a meta, com 135% de vacinados.

Referente ao segundo dia “D”, que acontecerá no sábado (21), disse que provavelmente Saldanha Marinho vai realizar, pois se até este dia, o Estado não alcançar a meta, todos os municípios, mesmo os que já alcançaram terão que participar.

Já a enfermeira Márcia relatou que em Santa Bárbara do Sul foram alcançados os seguintes percentuais por idade: 1 ano - 72,63%, 2 anos - 85,88%, 3 anos - 84,27% e 4 anos - 79,17%. Em geral, o município alcançou 80,27%.

Frisou ainda que acima de cinco anos até 15 anos incompletos, foi realizado apenas atualização de carteirinha, não havendo meta para alcançar.

Segundo Márcia, a equipe de Santa Bárbara do Sul está preparada para o segundo dia “D” e salientou, que só não acontecerá no município, se porventura vier a ser cancelado devido à pandemia.


 



bottom of page