Quarta-feira (16), santa-barbarenses participaram do 10º Grito de Alerta que reuniu milhares de agricultores, em Ijuí.
A manifestação foi de iniciativa da Fetag - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Em função da estiagem, a pauta principal se referiu a reivindicações de ajuda governamental para minimizar os impactos da seca para os agricultores. Diante disto, pedido de criação de auxílio emergencial para agricultores atingidos pela seca, ainda fortalecimento e melhorias no Proagro Mais.
A mobilização visou alertar sobre a alta dos custos de insumos, também solicitou a mudança na política de preços dos combustíveis, retomada do Programa Nacional de Habitação Rural, ainda pela defesa do Sus, reivindicações referentes à Previdência Social e educação.
O Grito de Alerta também reivindicou reajuste no salário mínimo conforme o custo de vida atual e revogação de decreto presidencial que prejudica o subsídio da energia elétrica para a produção de alimentos. A mobilização ainda teve como pauta a implantação de crédito diferenciado para a juventude rural, a fim de evitar a saída de jovens do interior.
O manifesto foi realizado defronte ao Banco do Brasil de Ijuí. Conforme o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, o manifesto foi pelo fato de a agência ser representação do governo federal.
Fonte: Portal Assinck
Fotos e informações: Roseli Lima/Rádio Progresso de Ijuí
Comments