• Redação JM

Secretaria da Agricultura e Emater visitaram bovinocultores em Saldanha Marinho

Com o objetivo de orientar os bovinocultores de corte e leite no manejo sanitário e controle do carrapato foi visitada a propriedade rural de Milton João Limberger, pelo engenheiro Agrônomo da Emater Diogo Vanderlei Schwertner e secretário da Agricultura e Meio Ambiente Antônio Silveira de Saldanha Marinho, para levar conhecimentos e explanar sobre os assuntos referentes aos rebanhos.

Uma das vulnerabilidades encontradas foram os problemas sanitários dos rebanhos, relacionados à ocorrência de doenças como tristeza parasitária, raiva bovina e pragas como o carrapato (transmissor de doenças que colocam em risco o manejo do rebanho e podem ocasionar prejuízos ao agricultor).

Nas visitas, os agricultores são orientados sobre as obrigações sanitárias em relação ao rebanho, como notificação de doenças, declaração anual e vacinação. Também sobre o manejo do carrapato e da tristeza parasitária.

Uma vez que o controle do carrapato é muitas vezes dificultado pelo uso inadequado dos produtos químicos, causando problemas como surgimento da resistência aos acaricidas e a possibilidade iminente de contaminação do alimento (leite, carne), com resíduos acima dos permitidos pela legislação.

Fonte e fotos: Prefeitura Municipal

Adaptação: Jornal Minuano