top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara orienta população sobre testes para Covid-19

Na manhã de quarta-feira (24), a reportagem JM entrou em contato com a secretária da Saúde de Santa Bárbara do Sul Juliana Armborst e com a enfermeira Márcia Raquel Baumgratz para esclarecer à comunidade detalhes sobre os testes para Covid-19.

Juliana e Márcia falaram que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando monitoramento de seus colaboradores, através de testes rápidos adquiridos pela Administração Municipal. Serão realizados testes semanais, por amostragem, entre os servidores de todas as Unidades Básicas de Saúde.

JM: Mas e a população em geral? Quando pode ser testada?

Juliana: Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, a população poderá ser testada de 03 maneiras: Teste Rápido para Covid-19: Pacientes com síndromes gripais que procurarem as Unidades de Saúde, ficarão em isolamento domiciliar por 14 dias, junto com todos os familiares que residirem na mesma casa.

Serão acompanhados pela equipe da enfermagem, inclusive com visitas domiciliares periódicas. No 10º dia de sintomas será realizado, na Unidade Básica de Referência, a testagem rápida. Este teste, fornecido pelo Ministério da Saúde indica a presença do vírus ativo, ou seja, IGM Positivo.

Testagem RT - PCR: Realizada através de coleta de material naso-orofaringe, a amostra vai para análise do Lacen em Porto Alegre e será coletada do 3º ao 5º dia, preferencialmente, do início dos sintomas.

Essa testagem está disponibilizada para pessoas com sintomas gripais, segundo o Ministério da Saúde, que incluem pacientes acima de 50 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais que trabalham em veículos de carga e transporte coletivo de passageiros, trabalhadores de estabelecimentos de saúde, trabalhadores de segurança pública, trabalhadores da Assistência Social, Conselho Tutelar e população indígena.

Testagem de pacientes hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave: Realizada coleta de secreção de nasofaringe e orofaringe. Essas amostras também serão encaminhadas ao Lacen em Porto Alegre.

JM: Se o teste der positivo?

Juliana: Se o resultado for positivo para Covid-19, em exames realizados pelo Lacen, ou testes rápidos do governo Federal, IGM positivo, o vírus está ativo e com alta possibilidade de transmissão.

Segundo protocolo, o paciente permanecerá junto com os familiares, por 14 dias em isolamento, a partir da data de início dos sintomas. Todos os familiares realizarão o teste rápido, independente de terem ou não sintomas.

Os testes realizados para monitoramento dos profissionais de saúde, bem como, os realizados em laboratórios privados, podem fornecer, além do resultado positivo IGM (vírus ativo), o resultado positivo IGG, significa que o vírus já não está mais ativo, havendo pouca possibilidade de transmissão.

Quer dizer que o paciente já entrou em contato com o vírus, mas passou da fase ativa. Sendo assim, por precaução, o paciente e seus familiares permanecerão por 07 dias em isolamento, cumprindo o Plano de Contingência para Covid-19 em Santa Bárbara do Sul.

JM: Quais são as orientações da Secretaria da Saúde para os munícipes?

Juliana: A transmissão do Coronavírus acontece de uma pessoa com o vírus, que pode estar mostrando sintomas leves, ou até não apresentar nada.

Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde orienta o distanciamento social, o uso da máscara, lavagem das mãos, uso do álcool em gel e higienização dos ambientes.

Apresentando sintomas gripais, procurar a Unidade de Saúde mais próxima para atendimento especializado.

A reportagem JM agradece a disponibilidade da secretária Juliana e enfermeira Márcia em sanar dúvidas da comunidade.





bottom of page