top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Setembro Amarelo: 10 de setembro foi o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Na quinta-feira (10), foi oficialmente, o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”, mas a sensibilização acontece durante todo o mês, marcado como “Setembro Amarelo”. O objetivo principal é prevenir e reduzir os números, conscientizando a população quanto à valorização da vida e a ideia de que “Falar é a Melhor Solução”.

A UBS/Núcleo de Saúde Mental Morada do Sol, de Santa Bárbara do Sul, durante o mês de setembro preparou atividades alusivas à campanha “Setembro Amarelo”, levando em consideração a pandemia da Covid-19 para o planejamento e execução das mesmas.

Foram realizadas a confecção de máscaras de proteção de tecido, sendo distribuídas para todos os profissionais da saúde que estão trabalhando em tempos de pandemia, a fim de valorizar a saúde dos trabalhadores que enfrentam desafios diários física e psiquicamente.

O Núcleo de Saúde Mental Morada do Sol, também confeccionou cartazes que foram distribuídos nas unidades de saúde do município, a fim de sensibilizar e aproximar a saúde mental da população que circula nestes ambientes.

Vive-se em meio à pandemia e as recomendações da Organização Mundial de Saúde é isolamento social, gerando em muitas pessoas o sentimento de angústia, estresse, incerteza, medo da doença e da solidão.

Desta forma, o Núcleo de Saúde Mental sugere que a população crie redes de afeto para lidar com estes sentimentos, pois as relações sociais protegem a saúde mental.

Como fazer isso em tempo de pandemia? Usando a internet, mandando mensagens, ligação de vídeo ou voz, e até mesmo, produzindo cartazes para se comunicar com os vizinhos.

Em tempos de pandemia ou não, a melhor solução para manter a saúde mental equilibrada é falar! O Núcleo de Saúde Mental Morada do Sol tem como um dos objetivos, acolher o que é falado e encontrar caminhos para auxiliar a pessoa a ter uma melhor qualidade de vida e conseguir viver junto aos seus desafios diários.

Atualmente a equipe de Saúde Mental é formada por profissionais das áreas de enfermagem, terapia ocupacional, psicologia, serviço social e nutrição.

A Unidade de Saúde Morada do Sol funciona diariamente das 7h às 13h e disponibiliza o telefone (55) 3372-2071 para mais esclarecimentos sobre este cuidado em saúde mental.


 


bottom of page