top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saldanha Marinho promoveu palestra

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saldanha Marinho, juntamente com a Comissão Municipal de Mulheres promoveu na segunda-feira (06), na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, palestra com a extensionista rural e nutricionista do Escritório Municipal da Emater, Délis Schwertner, a qual abordou como tema o uso das plantas aromáticas, condimentares e medicinais.

A ideia do tema foi despertar o interesse pelo assunto, resgatar a cultura, mostrar as mais diversas maneiras de uso das plantas (chás, temperos, óleos essenciais, xaropes, pomadas, sabonetes, travesseiro aromático), trazer ideias de formas de plantio (relógio do corpo humano e espiral de ervas), bem como, os cuidados e benefícios das plantas à saúde.

“Toda planta pode ser seu alimento, seu remédio ou seu veneno. Tudo vai depender da dose”. Com esta frase de Hipócrates (pai da medicina) iniciou a palestra, trazendo a importância de identificar corretamente as plantas antes do consumo, observar a quantidade, maneira de preparo e duração de consumo ou uso das plantas como forma terapêutica.

Aconteceu também troca de experiências entre as participantes, as quais relataram as plantas que são de uso habitual pela família e as formas como são preparadas.

Ao final da apresentação, se manifestou a necessidade de iniciar trabalho comunitário sobre o assunto, com a criação de horto, a fim de multiplicar as mudas das plantas, mas principalmente o conhecimento, as formas de uso e incentivar as diferentes gerações a valorizar o uso das plantas em prol da promoção da saúde.

Prestigiaram o evento, diversas autoridades municipais, assessora da Regional do Alto Jacuí, Daniele Broch e o representante Joniel do Cartão Fetag Mais.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais agradece a participação.


 






bottom of page