top of page
  • Redação JM

Situação crítica da Cesa de Santa Bárbara do Sul

O presidente do Poder Legislativo de Santa Bárbara do Sul, vereador Paulo Sérgio Gonçalves - Pika (Progressistas) encaminhou ao Ministério Público, ofício de informação, assinado também, pelos demais vereadores da Casa Legislativa, sobre a preocupante situação de abandono, descaso e perigo iminente da Unidade da Companhia Estadual de Silos e Armazéns - CESA, localizada na Rua Serafim Ribas, nº 251, Bairro Aparecida, em Santa Bárbara do Sul.

“Como legítimos representantes do povo, realizamos uma visita dia 30 de novembro de 2022, composta por vários vereadores, acompanhados de veículos de comunicação local e moradores, ocasião em que constatamos ‘in loco’ as condições atuais de risco a que estão expostos os santa-barbarenses, tais como: portões e cercas parcialmente arrombados; antigas moradias de funcionários invadidas e parte em ruínas, falta de segurança e inexistência de vigilância humana ou eletrônica; acumulação de lixo dentro e fora das edificações; matagal em crescimento; buracos e moegas abertas de grande profundidade; vidros quebrados; e, água parada possibilitando a proliferação de insetos e animais peçonhentos.

Nós, vereadores e comunidade em geral queremos uma solução”, destacou o presidente Pika.

Conforme informações do Executivo, o município já notificou o Estado sobre a atual situação da CESA para que providências sejam tomadas em relação à responsabilidade, manutenção e segurança.

Este assunto já foi pauta nos veículos de comunicação local como Portal Assinck, Jornal Minuano e Rádio Blau Nunes, e no domingo (08), a reportagem da RBS TV esteve no município após informações da situação de abandono do local.

O repórter Arthur Ruschel conversou com moradores das proximidades da CESA e com o presidente Pika. A matéria foi ao ar na RBS TV no Jornal do Almoço de terça-feira (10) e no Bom Dia Rio Grande de quinta-feira (12), clique no link para conferir. Também foi publicada na página da Câmara de Vereadores de Santa Bárbara do Sul para a comunidade rever.

A CESA - Companhia Estadual de Silos e Armazéns é uma empresa governamental de armazenagem das safras do Rio Grande do Sul. Mantém sua sede administrativa em Porto Alegre. A CESA foi uma empresa pioneira ao possuir rede integrada de silos e armazéns, criada em dezembro de 1952 com o intuito de suprir o setor agrícola gaúcho. Vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a CESA também foi pioneira no Brasil na instalação de rede integrada de silos e armazéns.

Constituída há décadas, a Unidade em Santa Bárbara do Sul encerrou suas atividades em 2012, mas só foi desativada e teve baixa definitivamente da pessoa jurídica no ano de 2021.

Leilões do imóvel já foram realizados, porém em nenhum houve lance.

A Câmara de Vereadores reforça o compromisso com a comunidade. Seguirá acompanhando e cobrando solução desta problemática no município.

Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores

(55) 3372-1596


 


bottom of page