• Redação JM

Todo dia é dia de luta das pessoas com deficiência!

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi comemorado na segunda-feira, 21 de setembro. A data foi instituída para comemorar e reforçar a importância de debater as propostas e políticas públicas que visam integrar essas pessoas à sociedade, de forma igualitária. Foi marcada pelo Brasil afora, por uma série de discussões sobre os direitos das pessoas com deficiência. Neste ano, o debate é ainda mais necessário, já que a pandemia escancarou as desigualdades que atingem os deficientes. Ficou mais evidente a dificuldade no acesso aos direitos básicos, como locomoção, saúde, educação e, até mesmo, aos recursos tecnológicos.

Neste dia de luta, precisamos dizer que existe um discurso latente de superação em relação às pessoas com deficiência, que também ajuda a naturalizar os mesmos como cidadãos incapazes. Esse discurso é usado de forma inconsciente, no entanto, essa é uma forma de preconceito estrutural, assim como ocorre com o racismo e o machismo. É preciso deixar de falar que os deficientes são guerreiros, dar voz e espaço para eles assim como é concedido para qualquer pessoa. Esse dia é muito importante para dar a legitimidade para falar de questões que afligem e cobrar do poder público políticas públicas eficazes para a inclusão e acessibilidade. Principalmente, que ajudem pessoas sem deficiência e o Estado a entenderem que é necessário garantir a participação dos deficientes no máximo de espaços na sociedade. É preciso que o corpo social entenda a real necessidade do desenvolvimento de políticas para que os coloque em condições de equidades.

A Apae Brasil agradece, homenageia cada um dos profissionais e familiares que estão na luta pela participação social em igualdade de condições.

“Feliz Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Continuaremos lutando!

Muito já conquistamos, mas é preciso continuar! Ainda que tenhamos leis, nossa luta ainda precisa ser por respeito, dignidade, inclusão e acessibilidade. É hora de exigir que nossos direitos sejam de fato garantidos na prática, ao longo e em todos os aspectos da vida!”

(Fonte Uol e Apae Brasil)




  • Ícone do Facebook Branco
  • whats
  • whats
  • email
  • email

Gráfica e Editora Minuano Ltda / Jornal Minuano

Diretor: João Sibirino
Dpto. Comercial: Edi Rejane Mentz 

Redação/Design: Vitor Fernando Lirio e Luciane Schneider
Entregas / Cobranças: Álvaro Gerlack

© Criado por Jornal Minuano

 Av. Eduardo de Brito, 467 - Santa Bárbara do Sul-RS - CEP 98.240-000 - Tel: (55) 3372-1221 - WhatsApp: (55) 99161-5059

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Minuano.