top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Vigilância Sanitária divulga o trabalho realizado no Monitoramento da Covid-19 em Saldanha Marinho

A nutricionista Flávia Fernanda Ferreira da Vigilância Sanitária de Saldanha Marinho gravou na terça-feira (19), vídeo explicativo sobre o Termo de Declaração de Isolamento. Este foi amplamente divulgado nas redes sociais e tem a finalidade de esclarecer à população como funciona o isolamento de pacientes com sintomas de síndrome gripal.

No vídeo é possível entender que é posto em isolamento todo paciente que procura o serviço de saúde, tanto no hospital quanto na unidade básica e se enquadra nos sintomas de síndrome gripal. No termo são preenchidos os dados pessoais e de contato do paciente, sendo que o mesmo deve informar o nome de todos que residem na sua casa. Depois de esclarecido todo o cuidado quanto ao isolamento, o paciente assina termo e tem a obrigação de comunicar os residentes do domicílio, que também deverão cumprir o isolamento.

Quanto ao período de isolamento, compreende a 14 dias, contados a partir do aparecimento do primeiro sintoma, sendo esta informação muito importante a ser relatada na consulta médica para que o monitoramento seja feito no tempo correto.

O monitoramento domiciliar desses pacientes iniciam o mais breve possível. Na primeira visita, a equipe de Vigilância confere os nomes citados no termo assinado pelo paciente. Então estas pessoas também assinam com ciência de que tiveram contato com quem apresentou sintomas. Este monitoramento domiciliar é diário, onde integrantes da equipe de saúde verificam os sintomas e se estão cumprindo o isolamento.

Vale ressaltar que a partir do momento que o paciente e as pessoas do seu convívio são postas em isolamento, não podem mais deixar suas residências sem permissão da equipe. Só ocorre quando houver necessidade de atendimento médico, fora essa exceção, quem descumprir o isolamento será multado no valor de R$ 1.000,00.



bottom of page