top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Aconteceu de sexta (26) até domingo (28), segunda parte da capacitação para socorristas

Na tarde de terça-feira (23), a reportagem JM esteve na Secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara do Sul, onde conversou com a responsável pela pasta, Juliana Armborst sobre cursos realizados com profissionais da saúde do município.

Juliana falou que foram realizados dois cursos distintos: Um específico aos profissionais que trabalham na área de visitação, como os agentes de saúde, endemias e visitadoras do Primeira Infância Melhor. Para esses, foi repassado conhecimento técnico de primeiros socorros durante a sexta-feira (19). Foram no total 23 profissionais.

Já o curso de APH (Atendimento Pré- Hospitalar), foi oferecido aos motoristas das ambulâncias, técnicos em enfermagem que trabalham na ambulância, técnicos em enfermagem e enfermeiros que atuam nos ambulatórios da Rede Municipal de Saúde. Foi estendido também a técnicos do Hospital Santa Bárbara Beneficente e Bombeiros Voluntários.

Segundo Juliana, os profissionais do curso de APH foram divididos em duas turmas de 12 integrantes cada. A primeira turma recebeu a capacitação de sexta-feira (19) a domingo (21), nos turnos manhã e tarde. A segunda turma recebeu a capacitação sexta (26) até domingo (28), nos turnos manhã, tarde e noite.

JM: Como surgiu a ideia de proporcionar aos profissionais da saúde as capacitações?

Juliana: “A Administração Municipal e Secretaria da Saúde sempre tiveram o objetivo de qualificar os servidores para melhor atender a comunidade. Com frequência profissional são enviados a Porto Alegre e outros municípios para receber capacitação, mas esta foi especial, pois tiveram a oportunidade de fazer intensivo de três dias no município com atividades práticas.”

Falou ainda, que a empresa Azimute & Panthro de Porto Alegre foi contratada por ser recomendada por profissionais da saúde, através do método tomada de preço. Também disse, que os profissionais da empresa contratada deram dicas de como melhorar o layout da ambulância para facilitar o trabalho técnico, bem como de produtos para serem adquiridos para melhor atender a comunidade.

JM: Como é estar à frente da Secretaria da Saúde de Santa Bárbara do Sul?

Juliana: “É um desafio enorme. No final do curso, acabei me emocionando, pois mesmo tendo todas as dificuldades do serviço público, conseguimos proporcionar esta capacitação, ver a equipe comprando a ideia e se entregando ao máximo. Foi muito gratificante. Agradeço, em nome da Secretaria da Saúde, a comunidade santa-barbarense, pois durante a simulação de resgate na Praça Coronel Victor Dumoncel Filho, na tarde de domingo (21), alguns munícipes acompanharam e parabenizaram a Administração Municipal pela qualificação dos profissionais.”




bottom of page