top of page
  • Foto do escritorRedação JM

"Caminhos de Anita" é o tema dos Festejos Farroupilhas 2021

O tema dos Festejos Farroupilhas é uma homenagem à Anita Garibaldi.

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835/1845).

O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e a sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha - a mais longa do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (18/07/1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

Para garantir o merecido reconhecimento à memória da "Heroína de Dois Mundos", como era conhecida, o Decreto nº: 55.756, de 09 de fevereiro de 2021, instituiu, no Estado, o Ano de Anita, dedicado às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.

Desta forma, homenagear todas as mulheres vitoriosas que estão lado a lado, mesmo no silêncio, lutando no dia a dia pelo sustento de sua família.

Neste ano, como ainda se está obedecendo os protocolos da Covid-19, o CTG Velha Carreta de Santa Bárbara do Sul, através de seu patrão Edenilson João Staforti - Pim e sua patronagem decidiu prestar homenagem de maneira singela e assim vivenciar esta data tão significativa para os gaúchos, que são os Festejos Farroupilhas.

A diretoria do CTG Velha Carreta convida você para adquirir cartões de gado e ovelha, que serão comercializados pela patronagem, com retirada no domingo (19), ao meio-dia, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Santa Bárbara.

"Carreteando as Tradições do meu Pago!"

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra!”

PROGRAMAÇÃO:

Domingo (12): 14h, abertura da Semana Farroupilha. Cavalgada dos cavalarianos com a Chama Crioula. Saída do Capão de Porongos até o CTG Velha Carreta;

Segunda-feira (13): 8h, hasteamento dos pavilhões no CTG Velha Carreta e café para autoridades;

Domingo (19): 12h, entrega de churrasco, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Santa Bárbara;

Segunda-feira (20): 18h, arriamento dos pavilhões e extinção da Chama Crioula, no CTG Velha Carreta.


 


bottom of page