top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Plantas aromáticas, condimentares e medicinais: ALHO (Allium Sativum)

O alho é um tempero muito usado na culinária e também como planta medicinal. Como tempero é utilizado no preparo de carnes diversas, em vegetais, arroz, molhos e saladas. A parte utilizada é os bulbilhos (dentes).

Uso popular: Resfriado, tosse com expectoração, rouquidão, protetor cardíaco e hepático, antisséptico das vias respiratórias, diabetes, hipertensão, vermes intestinais e antirradicais livres. Tem ação antifúngica, antibacteriana e antiviral, nos casos de herpes, também no controle do colesterol e dos triglicerídeos.

É preciso ter cuidado na sua administração. É contraindicado para pessoas com hipersensibilidade ao óleo. Também não deve ser usado por pessoas com gastrite, úlcera gástrica, hipotensão e hipoglicemia.

Toda planta possui princípio ativo e é fundamental conhecer a mesma antes de fazer uso como condimento ou finalidades medicinais.

As explicações têm finalidade informativa, não devendo ser usada para diagnosticar doenças, não substitui consulta e cuidados médicos adequados.

FORMAS DE UTILIZAÇÃO:

Maceração: 01 colher de café em 01 cálice de água, 02 vezes ao dia, antes das refeições.

Condimento: Utilizar o alho picado ou inteiro para temperar carnes, arroz, sopas, molhos e nas mais diversas receitas.

CREME VERDE DE ALHO

Ingredientes: 03 dentes de alho, 01 caixa de creme de leite, 01 colher de sopa de salsa (opcional), suco de limão a gosto, sal a gosto e azeite a gosto.

Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos o azeite até que o alho fique bem triturado. Com o liquidificador ainda ligado, vá adicionando aos poucos o azeite até que atinja a consistência desejada.

Fonte: Analu Mello de Mello/EMATER

Foto: Internet

 


bottom of page