top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Projeto “Veja Bem na Melhor Idade” contemplou idosos de Santa Bárbara do Sul

Na manhã de terça-feira (12), a reportagem JM visitou o secretário de Saúde Eberson Saggioratto (Neco) de Santa Bárbara do Sul, para conversar sobre o projeto que foi desenvolvido para a terceira idade do município, no que se refere à visão.

O projeto denominado “Veja Bem na Melhor Idade”, foi idealizado e está sendo realizado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Câmara de Vereadores, Rotary Club, Casa da Amizade, Conselho da Saúde, Conselho do Idoso, Ópticas KS e Visão.

Neco relatou à reportagem JM, que esse projeto surgiu observando a quantidade de idosos, os quais têm problemas de visão dificultando suas tarefas mais simples como ler e assinar. Ainda referente à própria mobilidade, causando muitas limitações e prejudicando assim a qualidade de vida.

Além de todas as dificuldades que vêm com a idade, ainda tem o custo elevado com lente e armação de boa qualidade, que muitos, por ter renda limitada não conseguem adquirir seus óculos e melhorar a visão.

Diante disso e com muita transparência, Neco buscou auxílio junto ao Conselho de Saúde, Conselho do Idoso, Câmara de Vereadores, Rotary Club e Casa da Amizade que, através de seus presidentes, promoveram reunião a fim de debater sobre o assunto, definir público e condicionantes, dando continuidade ao projeto.

Entre vários quesitos definidos para ingressar no Projeto Veja Bem na Melhor Idade, foi decidido que somente os Agentes Comunitários de Saúde “captariam” esses idosos e preencheriam ficha de entrevista (triagem) definidos na reunião, pois ninguém melhor para conhecer os moradores de suas áreas de atuações. Desta forma, se enquadrando no projeto, realizariam a inscrição e posteriormente o encaminhamento para consulta e óculos.

De acordo com Neco, o projeto foi implementado já em outubro deste ano, prevendo que poderiam haver outras doenças acometendo a visão dos idosos como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e pterígio. Ainda, explicou aos idosos do projeto que, em casos mais complexos, como as doenças acima, seriam encaminhados a Faxinal do Soturno, que é a referência do Sus para esse tipo de problema.

Quanto aos locais de consulta os idosos foram de ônibus ao Hospital de Olhos de Passo Fundo e Centro de Oftalmologia do Hospital Bom Pastor em Ijuí.

Até o momento, 101 idosos contemplados em três etapas promovidas, sendo que destes, 70 necessitaram de óculos, que foram fornecidas lentes (com bom desconto), pagas através do projeto e as armações doadas pelas Ópticas KS e Visão. 31 idosos apresentaram diagnósticos de pterígio ou catarata, sendo que, alguns já foram encaminhados a Faxinal do Soturno e os demais ainda serão conduzidos mediante a liberação da vaga via Sus.

Neco relatou ainda que, para viabilizar mais idosos nas consultas foi instituída equipe de apoio, a qual acompanha durante todo o tempo, no ônibus, no elevador, na lancheria, na recepção dos hospitais, inclusive em alguns casos, auxiliando na locomoção. Também nas consultas médicas, para posteriormente informar aos familiares sobre o que foi relatado.

“Foram momentos de muita interação, risadas, angústias em relação ao que poderia ter nos olhos, mas, acima de tudo, momento ímpar de interagir com pessoas de longa experiência de vida, que transmitem muita segurança, perseverança e vontade de viver”, relatou o secretário.

Segundo Neco, está sendo finalizada a quarta e última etapa do projeto. “Isso demonstra que podemos melhorar as ações na saúde pública se possuirmos parcerias, haja vista, quantas pessoas, entidades, setores, empresas de nosso município que foram envolvidas e participaram de todo o desenvolvimento deste projeto. Idealizar um projeto é teoricamente a parte mais fácil, contudo, buscar parceiros para executar, às vezes é o mais difícil.

Foram investidos neste projeto mais de R$ 50.000,00, sendo assim, nossa enorme gratidão à Câmara de Vereadores, através de seu presidente Paulo Sérgio Gonçalves (Pika), aos Conselhos de Saúde e do Idoso, Rotary Club, Casa da Amizade, Agentes Comunitários de Saúde e em especial às Ópticas KS e Visão que estão fazendo sua parte social, ajudando em prol da nossa comunidade.

Esperamos para 2024, manter as parcerias para continuar com este maravilhoso projeto, pois sem a participação de todos os amigos citados, não haveria como viabilizar”, relatou o secretário de Saúde, Neco Saggioratto.

Texto: JM - Fotos: JM/Secretaria de Saúde


 


bottom of page